Notícia
Responsável pelo motor de busca da Google deixa empresa
Amit Singhal, o responsável pelo motor de busca da Google, vai trocar a empresa por causas filantrópicas. O indiano vai ser substituído no cargo pelo líder da unidade de inteligência artificial da empresa, John Giannandrea.
Após 15 anos à frente do motor de busca da Google, Amit Singhal vai agora abandonar a gigante tecnológica para se dedicar à família e à filantropia, anunciou o próprio numa publicação na rede social Google+ esta quarta-feira, 3 de Fevereiro.
"Estou ansioso por ver que tipo de impacto posso fazer filantropicamente", disse Amit Singhal no Google+. "E, claro, passar mais tempo com a minha família, especialmente com a minha mulher", refere.
O último dia de Amit Singhal enquanto responsável pelo motor de busca mais conhecido do mundo será a 26 de Fevereiro. De acordo com a publicação Re/code, o substituto será John Giannandrea, até agora líder do departamento de pesquisa e inteligência artificial da Google. Giannandrea está na Google há seis anos e é o vice-presidente de engenharia na gigante tecnológica.
Singhal, de 47 anos, nasceu na Índia, mas mudou-se em 1991 para os Estados Unidos para concluir os estudos académicos na Universidade de Cornell. Depois de passar pela AT&T, em 2000, entrou na Google onde viria a liderar a unidade do motor de busca.
Amit Singhal era uma peça fundamental na Google, tendo liderado nos últimos anos a transição do motor de busca tradicional para plataformas móveis. De acordo com o The New York Times, Amit Singhal é o responsável pelo algoritmo que decide quais as páginas web que melhor se adequam à pesquisa dos internautas no motor de busca do Google.
No comunicado, Amit disse ainda que "o motor de busca está mais forte que nunca e apenas pode melhorar nas mãos daqueles que já lideram as operações no dia-a-dia".