Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Galp sobe mais de 3% e dá gás a Lisboa. PSI soma 0,59% no arranque da sessão

A petrolífera portuguesa beneficia de um bom momento do petróleo nos mercados internacionais e após ter comunicado o fim dos trabalhos no terceiro poço da Namíbia.

A carregar o vídeo ...
02 de Dezembro de 2024 às 08:17
  • ...

Dezembro arranca pintado de verde na bolsa de Lisboa. No primeiro dia de negociação do último mês do ano, habitualmente sorridente nos mercados financeiros, o PSI soma 0,59% para os 6.455,98 pontos. Das 15 cotadas no principal índice português, nove sobem, duas descem e quatro estão inalteradas.

A Galp Energia é, para já, a estrela da sessão, com um avanço considerável de 3,44%, após ter comunicado ao mercado, na sexta-feira, o fim dos trabalhos no terceiro poço da Namíbia. A petrolífera portuguesa beneficia também de um bom momento do crude nos mercados financeiros, com o petróleo a valorizar à boleia do bom momento económico da China e do agravar da crise no Médio Oriente.

No pódio dos ganhos, estão ainda a Jerónimo Martins, outro peso pesado da bolsa de Lisboa, que soma 1,03%, e também os CTT, a avançar 1,01%. O retalho e a distribuição são empresas que valorizam habitualmente com a época das festas, com o aumento do consumo.

Também a verde, mas com ganhos mais modestos, seguem a Mota-Engil (0,84%), Corticeira Amorim (0,48%), a REN (0,41%), a Altri (0,32%) e a Semapa (0,15%). A EDP negoceia com a subida mais ligeira, a somar 0,09%.

Em sentido inverso, a EDP Renováveis lidera as perdas, caindo 0,63%, depois de o BNP Paribas ter baixado a sua recomendação em relação à cotada para "underperform".

No vermelho, está ainda a Sonae, que cai 0,11%.

Nos, Ibersol, BCP e Navigator mantinham-se inalteradas no arranque.

Lisboa contraria o sentimento dominante a esta hora na Europa, com os principais índices a serem pressionados pela crise política em França.

Notícia atualizada

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio