Notícia
Ferrari "acelera" 15% na primeira sessão em bolsa
As acções da Ferrari arrancaram a valorizar 15% para 60,00 dólares na estreia da marca na bolsa de Nova Iorque, face ao preço de 52 dólares, fixado no IPO. Já avançaram um máximo de 17%.
A corrida da Ferrari já arrancou na bolsa de Nova Iorque. As acções da Ferrari dispararam 15%, para 60,00 dólares, na primeira sessão, em que negoceia, com o "ticket" RACE. O preço fixado na oferta pública de venda (IPO, na sigla em inglês) situou-se no extremo mais alto do intervalo: 52,00 dólares por acção. Com este valor de estreia, a Ferrari obtém uma capitalização bolsista de 11 mil milhões de dólares.
A Fiat Chrysler decidiu colocar 9% da Ferrari na bolsa de Nova Iorque, procurando valorizar a fabricante de automóveis apostando na sua característica de marca de luxo. O intervalo de preços para a venda das acções da empresa do grupo Fiat situava-se entre os 48 e os 52 dólares. Tendo em conta a elevada procura registada nesta oferta pública inicial da Ferrari, os títulos foram vendidos a 52 dólares.
As acções da Fiat Chrysler estão a cair 3,73% para 13,69 dólares na bolsa italiana. Já avançaram um máximo de 1,2% para 14,39 euros e chegaram a cair 4,29%, para 13,61 euros, durante a sessão desta quarta-feira, 21 de Outubro.
A Fiat Chrysler estima encaixar 4 mil milhões de dólares com a separação da Ferrari, uma vez que tem opção para vender mais 1,7 milhões de acções e receberá 2,8 mil milhões de euros em dinheiro da Ferrari quando o "spin off" se concretizar no próximo ano. No âmbito desta separação, a Fiat pretende entregar os restantes 80% do capital da Ferrari aos seus próprios accionistas. Piero Ferrari, filho do fundador Enzo Ferrari, mantém a sua parcela de 10%.
(Notícia actualizada às 15h20 com mais informação)