Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euronext Lisboa vai expulsar Banif do PSI-20

A gestora da bolsa nacional deverá anunciar hoje ou amanhã a retirada do banco do índice de referência da praça portuguesa. O índice, que já só tem 18 das 20 cotadas, ficará apenas com 17 títulos.

Miguel Baltazar/Negócios
21 de Dezembro de 2015 às 12:26
  • ...

O Banif está de saída do índice de referência da bolsa nacional. A Euronext Lisboa, a gestora do mercado de capitais português, vai avançar hoje ou amanhã com o anúncio da exclusão dos títulos do banco no âmbito do processo de resolução. O PSI-20 ficará, assim, apenas com 17 cotadas.

A decisão já está tomada, faltando apenas alguns procedimentos internos para que seja anunciada oficialmente a exclusão dos títulos do Banif do PSI-20. As acções do banco estão suspensas e vão manter-se assim, não se sabendo sequer se voltarão a ser negociadas no mercado.


"A suspensão vai manter-se. A CMVM vai avaliar as consequências da medida de resolução para o Banif enquanto sociedade cotada", afirmou fonte oficial do regulador do mercado de capitais português, liderado por Carlos Tavares. Aquando da suspensão estavam a valer 0,2 cêntimos.


Perante esta decisão da gestora da bolsa nacional, o PSI-20 perde mais uma cotada, ficando com apenas 17 títulos, situação que vai manter-se durante os próximos meses. Nas regras do índice, o mínimo exigido é de 18 títulos, mas estas também não prevêem que existam revisões extraordinárias.


Neste sentido, o PSI-20 ficará com apenas 17 cotadas até à revisão anual, ou seja, em Março. São mais de três meses em que o índice de referência não conta com todos os títulos que necessita para cumprir os mínimos.


(Notícia actualizada às 12:45 com mais informação sobre o PSI-20)
Ver comentários
Saber mais Banif resolução acções bolsa PSI-20 regulador CMVM Carlos Tavares Euronext Lisboa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio