Notícia
Esta já é a correção mais rápida de sempre em Wall Street
O S&P500 já caiu mais de 10% desde o máximo histórico fixado na semana passada. Nunca tal tinha acontecido num espaço de tempo tão curto.
Seis dias. Foi o tempo que o S&P500 demorou a descer mais de 10% desde máximos históricos para terreno de correção.
De acordo com o Deutsche Bank Global Research, esta é a correção mais rápida de sempre. Na quinta-feira o S&P500 desceu 4,4%, o que representa a queda mais acentuada desde 2011 e eleva a perda acumulada desde o recorde fixado a 19 de fevereiro para 12%.
A semana tem sido angustiante para os investidores, com o índice norte-americano a descer mais de 3% em três das últimas quatro sessões. Esta sexta-feira, tendo em conta a negociação dos futuros, a tendência deverá voltar a ser negativa, atirando o S&P500 para a maior queda semanal desde 2008.
Mas as ações não caíram já mais de 10% numa só sessão? Sim, por exemplo em 19 de outubro de 1987 marcaram uma queda percentual de dois dígitos. A diferença é que agora estão a recuar de máximos históricos.
"A velocidade das quedas ao longo da semana até supera a ‘segunda-feira negra’ de outubro de 1987. Na altura o pico tinha sido registado em agosto de 1987", refere Torsten Slok, economista-chefe do Deutsche Bank.