Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

ESFG e BES abrem semana em mínimos

As acções da "holding" que controla 25% do capital do BES já acumulam uma desvalorização de 65% este ano, levando o valor de mercado da cotada abaixo dos 350 milhões de euros. O banco também já marcou mínimos desde Agosto do ano passado.

Miguel Baltazar/Negócios
30 de Junho de 2014 às 09:10
  • 9
  • ...

As acções do Espírito Santo Financial Group e do Banco Espírito Santo abriram a sessão de segunda-feira em queda, acentuando a tendência negativa do mês de Junho, em que as cotadas marcaram fortes perdas devido à crise no Grupo Espírito Santo.

 

Os títulos do ESFG chegaram a cair 10,4% para 1,55 euros, o valor mais baixo de sempre, estando agora a recuar 3,47% para 1,67 euros. Tendo com conta esta cotação, a capitalização bolsista do ESFG situa-se em 345 milhões de euros, 65,6% abaixo do registado no início do ano.

Na semana passada os títulos da "holding" que controla 25% do capital do BES perderam um terço do valor (33,38%), perante notícias que dão conta das dificuldades da cotada.

 

O Grupo Espírito Santo (GES) está sob pressão para encontrar financiador para os 900 milhões de euros de papel comercial subscrito pela Portugal Telecom e que a operadora de telecomunicações define como sendo um investimento de curto prazo. Esta aplicação vence em Julho, data em que o braço não financeiro do GES terá de renovar esta emissão de curto prazo, tendo de encontrar outros investidores ou reembolsando-a, o que implicará dispor de fundos próprios.

 

No Sábado o semanário "Expresso" avançou que o "plano derradeiro para evitar a insolvência do Grupo Espírito Santo" pode passar pela conversão dos credores da Espírito Santo International em accionistas da Rio Forte.

 

O mesmo jornal adianta que Amílcar Morais Pires, indicado por Ricardo Salgado para o suceder à frente do banco, poderá ter estado envolvido em pagamentos com "offshores". O responsável garante que está a ser vítima de uma campanha de difamação.

 

Este clima de instabilidade e incerteza quanto à liderança do BES, que tem uma assembleia geral marcada para 31 de Julho, também penaliza os títulos do banco, que esta manhã recuam 1,25% para 0,712 euros. As acções já marcaram um novo mínimo desde Agosto do ano passado, após uma queda de 4,85% para 0,686 euros. Na sexta-feira as acções do banco fecharam a cair 11,43% para 0,721 euros.

 

O banco ainda liderado por Ricardo Salgado marca agora uma capitalização bolsista de 3,976 mil milhões de euros, com uma queda de 24,71% desde o início do ano.

 

 

Ver comentários
Saber mais Espírito Santo Financial Group Banco Espírito Santo Grupo Espírito Santo BES GES Portugal Telecom Espírito Santo International Rio Forte Amílcar Morais Pires Ricardo Salgado
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio