Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Dow Jones em máximos históricos impulsionado por bons ventos da Fed

Os principais índices bolsistas norte-americanos encerraram em terreno positivo, invertendo a tendência da abertura. Reserva Federal dos EUA chamou a atenção para um ganho de dinâmica económica e os investidores aplaudiram.

A carregar o vídeo ...
Is the Fed Right? Is the Economy Really Improving?
30 de Abril de 2014 às 22:47
  • ...

Os mercados accionistas do outro lado do Atlântico tinham aberto no vermelho, depois do anúncio de que o PIB dos Estados Unidos praticamente estagnou no primeiro trimestre.

 

Depois, com os bons dados do emprego, a tendência mudou e acabou por se consolidar no verde, com os investidores animados pelo facto de a Reserva Federal ter dito que a economia norte-americana está a ganhar dinâmica.

 

O índice industrial Dow Jones fechou a ganhar 0,27% para 16.580,84 pontos, naquele que é um novo máximo histórico. Com este ganho, conseguiu também praticamente anular as perdas no acumulado do ano, visto que apenas cede 0,010%.

 

O Standard & Poor’s 500, por seu lado, avançou 0,3% para 1.883,95 pontos, a apenas oito pontos do seu máximo de sempre, atingido a 2 de Abril. O índice valorizou 0,6% em Abril (terceiro mês consecutivo de ganhos), depois de ter subido 0,7% em Março, e no conjunto do ano ganha 1,75%.s

 

Já o tecnológico Nasdaq 100 fechou a ganhar 0,27%, a negociar nos 4.114,55 pontos.

 

A Fed disse hoje, após a sua reunião mensal de dois dias, que a economia dos EUA está a ganhar dinâmica, numa altura em que os consumidores estão a gastar mais.

 

O banco central norte-americano anunciou também um novo corte mensal de 10.000 milhões de dólares, para 45.000 milhões, nos estímulos à economia. E disse que estas reduções irão prosseguir.s

 

Na reunião de Março, a Fed tinha já confirmado uma redução adicional de 10.000 milhões de dólares (nessa altura para 55.000 milhões de dólares mensais) neste programa de flexibilização quantitativa, traduzido na compra de obrigações.

 

Relativamente à taxa de juro, o organismo presidido por Janet Yellen reiterou que deverá manter-se em torno de zero durante “um período de tempo considerável” já depois de concluído o programa de compra de obrigações – algo que se prevê para o final deste ano.

 

A taxa de juro de referência dos EUA está entre 0% e 0,25% desde Dezembro de 2008.

 

O PIB dos Estados Unidos registou no primeiro trimestre um crescimento quase nulo. A economia norte-americana cresceu 0,1% no primeiro trimestre deste ano, que compara com um crescimento de 2,6% registado no último trimestre de 2013.

 

Entre os ganhos mais expressivos na sessão de hoje, destaque para a Pepco Holdings, que disparou 17,42% para 26,76 dólares, animada pelo acordo da Exelon com vista à sua compra.

 

No vermelho, referência para o Twitter, que fechou a cair 8,56% para 38,97 dólares, depois de ontem ter anunciado que uma desaceleração do crescimento do número de utilizadores da rede social no primeiro trimestre face aos últimos três meses do ano passado.

Ver comentários
Saber mais Estados Unidos Reserva Federal Standard & Poor's 500 Nasdaq Dow Jones Fed EUA Janet Yellen
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio