A carregar o vídeo ...
Em direto Negócios Iniciativas

Millennium Talks Lisboa

Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Economia dos EUA praticamente estagnou no primeiro trimestre

A maior economia mundial com crescimento praticamente nulo devido à queda das exportações e às consequências de um Inverno extremamente rigoroso.

Negócios 30 de Abril de 2014 às 14:08
  • 3
  • ...

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu 0,1% no primeiro trimestre deste ano, que compara com um crescimento de 2,6% registado no último trimestre de 2013.

 

Os número apresentados esta quarta-feira, 30 de Abril, em Washington pelo Departamento do Comércio norte-americano mostram um crescimento abaixo das estimativas dos 83 economistas consultados pela Bloomberg que apontavam para uma expansão do PIB de 1,2%.

 

Este dado relativo a 2014 provoca alguma apreensão relativamente ao crescimento da maior economia do mundo. Em 2013 o crescimento do PIB dos Estados Unidos foi de 1,9% e em 2012 de 2,8%.

 

Os analistas consultados pela Bloomberg prevêem, ainda assim, um crescimento do PIB de 2,7% em 2014 para o qual deverá necessariamente contribuir a recuperação face ao abrandamento económico do primeiro trimestre para o qual contribuiu, entre outros factores, o Inverno com temperaturas historicamente baixas.

 

Entre os vários dados económicos disponibilizados surgem, apesar de tudo, notícias positivas. As vendas nos Estados Unidos cresceram 1,1% em Março, depois do crescimento de 0,7% em Fevereiro. A taxa de desemprego que permaneceu em 6,7% em Março, deverá, de acordo com os especialistas, cair para 6,6% este mês.

 

A reunião de dois dias da Fed, que termina esta quarta-feira dia 30 de Abril, deverá decidir a continuação da taxa de juro próximo de zero até que o desemprego baixe para valores inferiores e a inflacção cresça para próximo de 2%.

 

Já as exportações caíram 7,6% nos primeiros três meses do ano. Desta forma, a redução das importações não permitiu cobrir a queda das exportações, o que elevou o défice da balança comercial para 414,4 mil milhões de euros no primeiro trimestre, face aos 382,8 mil milhões de défice registados nos últimos três meses do ano. 

Ver comentários
Saber mais Estados Unidos Washington Fed PIB
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio