Notícia
Deutsche Bank não espera lucros em 2016. Acções tombam 5%
Um dos responsáveis do banco germânico admitiu numa conferência que o banco não iria ser rentável este ano.
As acções do Deutsche Bank regressaram às fortes quedas. Os títulos perdem 5,07% para 17,135 euros, depois do co-CEO do banco ter admitido que o banco não seria rentável em 2016. "Dissemos que este ano não iria ser rentável, poderemos fazer um pequeno lucro, poderemos ter uma pequena perda, não sabemos", disse John Cryan numa conferência realizada em Londres esta quarta-feira, 16 de Março, citado pela Bloomberg.
O banco alemão teve um prejuízo de 6,7 mil milhões de euros em 2015, principalmente devido aos custos de litigância, devido a multas impostas pelas autoridades. O prejuízo recorde levou o mercado a temer que o Deutsche Bank tivesse dificuldade em fazer face ao pagamento de instrumentos de capital contingente, o que colocou a entidade germânica no centro do furacão em Fevereiro, com as acções a ficarem sob pressão dos mercados. O banco avançaria para uma operação de recompra de dívida para dar um sinal de força aos investidores.
Mas a rentabilidade do banco continua a causar preocupações. Isto apesar de a instituição estar em processo de reestruturação para cortar custos, de estar a vender activos e de ter travado a fundo nos dividendos pagos aos accionistas. Além da dificuldade, admitida por Cryan, de que em 2016 o banco não será rentável, o mercado continua preocupado que o banco tenha de pagar mais multas relacionadas com a sua actuação.
John Cryan já tinha admitido, no início desde mês, que "poderão existir mais encargos" desse tipo. Mas, ressalvou "ficaria incrivelmente desapontado se fossem de dimensão relevante".