Notícia
Deutsche Bank recompra 740 milhões em obrigações em dólares
Com as aquisições de dívida no mercado - tanto na denominada em euros como em dólares - a instituição estima poupar pelo menos 55 milhões de euros em custos. A oferta pelas obrigações em dólares prolonga-se até dia 11 de Março.
O banco alemão Deutsche Bank anunciou esta segunda-feira, 29 de Fevereiro, que recomprou nos primeiros dez dias da oferta por obrigações seniores denominadas em dólares um valor nocional [valor contratual] de 740 milhões de dólares (681 milhões de euros).
Com 10 dos 20 dias da oferta já decorridos, o montante não chega a metade dos 2.000 milhões de dólares (1,84 mil milhões de euros) do valor que o banco propôs empregar na recompra de oito linhas destes títulos em 12 de Fevereiro, numa estratégia que pretendeu transmitir confiança aos mercados.
As recompras de dívida (4.800 milhões de euros no total) foram anunciadas há mais de duas semanas numa altura em que as obrigações e as acções do banco sofriam forte pressão dos investidores. Na altura, surgiram rumores de que o Deutsche Bank teria problemas em pagar os cupões de obrigações contingentes convertíveis, os chamados CoCos, vistas como mais arriscadas.
A 23 de Fevereiro a instituição anunciou os resultados da recompra de obrigações denominadas na moeda única europeia, tendo comprado 1.270 milhões de euros dos 3.000 milhões que previa investir nas aquisições de cinco séries de obrigações em euros.
A compra de obrigações em dólares deverá ter um impacto positivo de 15 milhões de euros nas contas do primeiro trimestre, que se junta aos 40 milhões de euros de benefício estimado da aquisição das linhas denominadas em euros, refere o banco.
A oferta pelas obrigações em dólares mantém-se válida até ao próximo dia 11 de Março e os resultados serão conhecidos três dias depois.
Os títulos do banco encerraram a sessão a valorizar 0,47% para 15,98 euros em Frankfurt. Desde o dia 11 de Março e até à sessão desta segunda-feira, as obrigações do banco em euros, que vencem em Abril de 2019, recuperaram 1,8% do seu valor e as obrigações em dólares com maturidade em Agosto de 2020 reforçaram em 0,88% o seu preço.