Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Credit Suisse recupera 19% em bolsa com apoio do banco central da Suíça

Após ter tido na quarta-feira o pior dia de sempre em bolsa, o Credit Suisse recuperou parte das perdas na sessão. Ganhou mais de 19% no rescaldo do apoio dado pelo Banco Nacional da Suíça.

Reuters
  • ...
O principal acionista desvalorizou o drama e o Banco Nacional Suíço forneceu financiamento de emergência ao Credit Suisse. Os dois eventos ajudaram o banco - que tinha vivido na quarta-feira o pior dia de sempre em bolsa - a recuperar partes das perdas, impulsionando a banca europeia.

As ações do Credit Suisse valorizaram 19,15% na sessão desta quinta-feira em Zurique para 2,022 francos suíços cada. Durante a manhã chegaram mesmo a ganhar mais de 40%, a maior subida de sempre, mas acabou por refrear o entusiasmo. Em reação, o europeu Stoxx Banks ganhou mais de 1%, apesar de o português BCP ter fechado ainda na linha de água.

Não chega para limpar as perdas do Credit Suisse este ano (que se mantêm nos 30%), nem mesmo as de ontem. O Credit Suisse tinha atingido mínimos históricos e um recorde no volume de negociação, ao afundar 24,24%.

A correção deve-se à decisão do Banco Nacional Suíço (SNB) de disponibilizar até 50 mil milhões de francos suíços (cerca de 50,1 mil milhões de euros ao câmbio atual) em financiamento ao banco helvético.

O banco liderado por Ulrich Körner refere que a liquidez adicional obtida através da linha de crédito garantido - com "ativos de alta qualidade" como colaterais - do SNB servirá para apoiar os negócios "core" do Credit Suisse e os seus clientes. O Credit Suisse especificou que vai assim reforçar a liquidez de "forma preventiva", aproveitando para recomprar 10 emissões de dívida sénior em dólares com um valor conjunto de 2,5 mil milhões de dólares (2,35 mil milhões de euros).

A par do apoio, o presidente do Banco Nacional Saudita, principal acionista do Credit Suisse, afirmou que o "pânico" criado em torno do banco suíço é "injustificado" e que nunca houve conversações entre as duas entidades sobre a necessidade de "assistência" ao banco europeu.

Ver comentários
Saber mais Credit Suisse SNB Suíça Banco Nacional Suíço bolsa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio