Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

CMVM não vê motivos para suspender acções do Banif

Banif e Ministério das Finanças desmentiram a notícia de que estaria a ser preparada a resolução do banco. Esclarecimentos evitaram suspensão das acções na bolsa nacional.

Correio da Manhã
14 de Dezembro de 2015 às 12:19
  • ...

As acções do Banif não foram suspensas, esta segunda-feira, uma vez que, neste momento, o regulador do mercado de capitais considera haver informação suficiente que justifique a negociação dos títulos. A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) está atenta à informação publicada sobre a instituição financeira.


A TVI avançou, este domingo, que o Governo estaria preparado para intervir no Banif. O canal de televisão adiantava que a instituição liderada por Jorge Tomé poderia ser alvo de uma medida de resolução, com a separação entre os activos problemáticos e saudáveis, podendo estes ser transferidos para a Caixa Geral de Depósitos.


O Governo garantiu, este domingo de madrugada, que a alienação do Banif está a ser feita "nos mercados internacionais" e que "decorre um processo de venda" da instituição financeira, respondendo às notícias de que estaria a ser preparada uma intervenção na instituição.


Já o Banif também emitiu, esta madrugada, um comunicado para "desmentir categoricamente" a notícia avançada pela TVI, classificando as informações de "falsidades (…) que não só não correspondem à verdade como não têm qualquer espécie de fundamento".


No entanto, estas notícias penalizaram as acções que, deste modo, prolongam as fortes quedas registadas na semana passada (mais de 26%). O Banif desce 27,27% para os 0,001 euros, depois de já ter chegado a afundar 56,36% para os 0,0006 euros.


"Há informação no mercado. Houve comunicados da sociedade emitente e do governo", lembra fonte oficial da CMVM que justifica, assim, o facto de as acções não terem sido suspensas. "Para já, há informação no mercado", sublinha a mesma fonte.


Contudo, o regulador "está a acompanhar de perto a informação que é prestada e os rumores que possam surgir para avaliar se a informação é suficiente e se garante o regular funcionamento do mercado", conclui.

Ver comentários
Saber mais Banif acções CMVM regulador suspensão Ministério das Finanças resolução
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio