Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Cisco arrasta acções americanas; Nasdaq cai 1,68%

As acções americanas encerraram em queda pelo quinto dia consecutivo, arrastadas pela Cisco, depois da empresa ter anunciado que espera uma estagnação das vendas. O Nasdaq caiu 1,68% e o Dow Jones cedeu 0,29%.

07 de Fevereiro de 2002 às 21:22
  • ...
As acções norte-americanas encerraram em queda pelo quinto dia consecutivo, arrastadas pela Cisco Systems, depois da maior fabricante mundial de equipamento para redes integradas ter anunciado que espera uma estagnação das vendas neste trimestre. O Nasdaq caiu 1,68% e o Dow Jones cedeu 0,99%.

O índice tecnológico [CCMP] terminou nos 1.782,20 pontos, enquanto o industrial [INDU] fixou-se nos 9.625,44 pontos.

Enquanto os dados económicos que vão sendo publicados apontam para uma recuperação da maior economia do mundo, os resultados das empresas têm vindo a cair nos últimos quatro trimestres, impedindo maiores ganhos nos índices.

O Departamento do Trabalho norte-americano revelou hoje que os pedidos de subsídio de desemprego ficaram abaixo dos 400 mil pela quinta semana consecutiva. Já não se verificava um comportamento destes desde o período Março-Abril, altura em que os EUA entraram em recessão.

A Reserva Federal também revelou, num relatório separado, que o endividamento dos consumidores norte-americanos caiu inesperadamente em Dezembro, um mês depois de ter crescido à taxa mais elevada em quase seis décadas.

A Cisco Systems anunciou ontem, após o fecho do mercado, que as vendas, apesar de terem caído, ficaram acima do esperado. No entanto, o seu presidente, afirmou igualmente numa «conference call» que o crescimento das vendas no actual trimestre deverão estagnar ou crescer a uma taxa de um «dígito, muito baixa». As acções da empresa derraparam 8,33% para os 17,06 dólares (19,59 euros).

As petrolíferas caíram, depois da Agência de Informação de Energia norte-americana ter anunciado que a procura de crude deverá ficar abaixo do inicialmente esperado, à medida que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo aumenta as suas quotas de produção.

A Exxon Mobil recuou 1,39% para os 38,38 dólares (44,06 euros), enquanto a Chevron cedeu 1,44%.

A International Business Machines (IBM) liderou as perdas do Dow Jones, ao perder 2,46% para os 104,01 dólares (119,41 euros). A Microsoft cedeu 0,99%.

O «American Depositary Receipt», ou ADR, da Portugal Telecom (PT) fechou nos 7,32 dólares (8,40 euros). Em Lisboa, os títulos da operadora [PTC] valiam 8,43 euros, à hora de fecho. Cada ADR representa uma acção da PT.

O ADR da Electricidade de Portugal (EDP) fixou-se nos 20,13 dólares (23,11 euros), enquanto na praça nacional, os títulos da eléctrica [EDP] encerraram nos 2,32 euros. Cada ADR representa 10 acções da EDP.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio