Notícia
Cisco arrasta acções americanas; Nasdaq cai 1,68%
As acções americanas encerraram em queda pelo quinto dia consecutivo, arrastadas pela Cisco, depois da empresa ter anunciado que espera uma estagnação das vendas. O Nasdaq caiu 1,68% e o Dow Jones cedeu 0,29%.
O índice tecnológico [CCMP] terminou nos 1.782,20 pontos, enquanto o industrial [INDU] fixou-se nos 9.625,44 pontos.
Enquanto os dados económicos que vão sendo publicados apontam para uma recuperação da maior economia do mundo, os resultados das empresas têm vindo a cair nos últimos quatro trimestres, impedindo maiores ganhos nos índices.
O Departamento do Trabalho norte-americano revelou hoje que os pedidos de subsídio de desemprego ficaram abaixo dos 400 mil pela quinta semana consecutiva. Já não se verificava um comportamento destes desde o período Março-Abril, altura em que os EUA entraram em recessão.
A Reserva Federal também revelou, num relatório separado, que o endividamento dos consumidores norte-americanos caiu inesperadamente em Dezembro, um mês depois de ter crescido à taxa mais elevada em quase seis décadas.
A Cisco Systems anunciou ontem, após o fecho do mercado, que as vendas, apesar de terem caído, ficaram acima do esperado. No entanto, o seu presidente, afirmou igualmente numa «conference call» que o crescimento das vendas no actual trimestre deverão estagnar ou crescer a uma taxa de um «dígito, muito baixa». As acções da empresa derraparam 8,33% para os 17,06 dólares (19,59 euros).
As petrolíferas caíram, depois da Agência de Informação de Energia norte-americana ter anunciado que a procura de crude deverá ficar abaixo do inicialmente esperado, à medida que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo aumenta as suas quotas de produção.
A Exxon Mobil recuou 1,39% para os 38,38 dólares (44,06 euros), enquanto a Chevron cedeu 1,44%.
A International Business Machines (IBM) liderou as perdas do Dow Jones, ao perder 2,46% para os 104,01 dólares (119,41 euros). A Microsoft cedeu 0,99%.
O «American Depositary Receipt», ou ADR, da Portugal Telecom (PT) fechou nos 7,32 dólares (8,40 euros). Em Lisboa, os títulos da operadora [PTC] valiam 8,43 euros, à hora de fecho. Cada ADR representa uma acção da PT.
O ADR da Electricidade de Portugal (EDP) fixou-se nos 20,13 dólares (23,11 euros), enquanto na praça nacional, os títulos da eléctrica [EDP] encerraram nos 2,32 euros. Cada ADR representa 10 acções da EDP.