Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

CaixaBI: Sonae pode incorporar actividades da Sonaecom

A Sonae SGPS pode vir a incorporar as actividades da Sonaecom, caso a oferta pública de aquisição (OPA) parcial lançada esta terça-feira pela empresa de Ângelo Paupério sobre 24,16% do seu próprio capital "resulte na aquisição de mais de 90% das acções objecto da oferta".

21.º- Paulo Azevedo 
É uma das maiores subidas do ano, depois de estreitar relações com Isabel dos Santos.
30 de Outubro de 2013 às 10:44
  • ...

"Neste caso", escreve o analista José Mota Freitas do Caixa Banco de Investimento, "a Sonae acabará por deter uma participação superior a 90% da Sonaecom" e "poderá lançar uma oferta potestativa pelas acções sobrantes, deixando o caminho livre para uma futura incorporação das actividades da Sonaecom na Sonae".

 

"Na eventualidade de os resultados da oferta ficarem abaixo do limiar dos 90%", escreve o mesmo analista numa nota de análise emitida esta quarta-feira, "a Sonae irá provavelmente apresentar uma nova proposta de compra sobre o 'free float' remanescente da Sonaecom, dado que só nesse caso a Sonae poderá utilizar a actual posição de 'cash' da Sonaecom (103 milhões de euros, de acordo com as nossas estimativas preliminares) para pagar a participação de 20% da Sonaecom recentemente adquirida".

 

O CaixaBI acredita que a OPA da Sonaecom sobre as acções detidas pelos accionistas minoritários "vai ter um impacto neutro nas acções da Sonae SGPS" mas destaca que "poderá constituir o passo precedente à conclusão do processo de clarificação que teve início com o anúncio da fusão entre a Zon e a Optimus".

 

A Sonaecom lançou esta terça-feira uma oferta pública de aquisição (OPA) parcial sobre 24,16% do seu próprio capital, oferecendo como contrapartida acções da Zon Optimus, que correspondem a 2,45 euros por acção. Tendo em conta este valor, o montante da oferta é de 216 milhões de euros.

 

Segundo o comunicado com o lançamento da oferta, publicado na CMVM, a oferta incide sobre um máximo de 88.479.803 acções da Sonaecom, representativas de 24,16% do capital da empresa. Ou seja, sobre as acções que não são detidas pelos dois maiores accionistas da empresa, ambos do grupo Sonae (Sonae SGPS com 20,94% e a Sontel com 52,99%).

 

Em troca a Sonaecom oferece as 37.489.324 acções que detém de forma directa na Zon Optimus, que equivalem a 7,28% do capital da empresa que resultou da fusão entre a Zon Multimédia e a Optimus.

 

"2013 está a revelar-se um ano notável para a Sonae"

 

O Caixa Banco de Investimento escreve que caso a oferta seja bem sucedida - o que no entender do banco de investimento significa a aquisição de mais de 90% das acções objecto da oferta - "em cerca de um ano a Sonae terá comprado a participação da France Telecom na Sonaecom, garantido uma posição de controlo partilhado de um grande operador de telecomunicações capaz de competir tanto a nível local como internacional". Isto, enquanto, "reduzia significativamente a sua dívida líquida e se afirmava como uma empresa de retalho".

 

O analista José Mota Freitas conclui, assim, que "2013 está a revelar-se um ano notável para a Sonae".

 

O banco de investimento atribui às acções da Sonae um preço-alvo de 1,25 euros e uma recomendação de "acumular". Os títulos valorizam, esta terça-feira, 2,73% para negociar em 1,052 euros.   

 

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de “research” emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de “research” na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro. 

Ver comentários
Saber mais Sonae Sonaecom
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio