Notícia
Accionistas da Sonaecom recebem no máximo 12% da oferta em dinheiro
Accionistas da Sonaecom só vão saber quantas acções da Zon Optimus vão receber depois de apurados os resultados da operação. No máximo receberão 12% em dinheiro, se todos aceitarem a oferta da Sonaecom. Saiba aqui o que pode esperar.
A oferta pública de aquisição (OPA) parcial que a Sonaecom lançou sobre os 24% do seu capital tem como particularidade a dificuldade de os accionistas apurarem qual é a real contrapartida que vão receber.
O exercício nem é possível à partida, pois está dependente do nível de aceitação da oferta. A proposta da empresa liderada por Ângelo Paupério consiste na prática em trocar as 88.479.802 acções da Sonaecom detidas pelos minoritários, pelas 37.489.324 acções da Zon Optimus detidas pela Sonaecom.
Acontece que Sonaecom não tem acções da Zon Optimus suficientes para satisfazer todos os seus accionistas, caso todos eles aceitem a oferta. Seriam necessárias 42.672.345 acções.
Assim, o rácio de troca de acções da Sonaecom por títulos da Zon está dependente da aceitação da oferta. Se quando forem apurados os resultados, a Sonaecom tiver títulos da Zon Optimus suficientes para satisfazer a procura, então quem aceitou receberá 0,48228346 acções da Zon Optimus por cada título da Sonaecom que detiver. E não haverá lugar a contrapartida adicional em dinheiro.
Se todos os minoritários aceitarem a oferta, o rácio de troca será de 0,42370488 e receberão uma contrapartida adicional em dinheiro. Esta contrapartida adicional resulta da multiplicação da diferença entre os dois rácios (0,05857857) pelo número de acções detidas e posteriormente por 5,08 euros (valor determinado para efeitos da relação de troca, que corresponde à média ponderada da cotação de fecho das acções nas cinco sessões anteriores a terça-feira).
Desta forma, segundo os cálculos do Negócios, no máximo (caso a oferta tenha 100% de sucesso) os accionistas da Sonaecom que aceitarem a oferta receberão 12% da contrapartida em dinheiro. À medida que o nível de adesão for baixando, baixa também o peso da oferta em dinheiro.
Segundo o comunicado divulgado, a contrapartida da oferta corresponde a um valor de 2,45 euros para as acções da Sonaecom, um prémio de 10% sobre as acções da empresa na sessão de ontem.
Simulação para quem tem 1.000 acções da Sonaecom
Aceitação de 100%
Um accionista que tenha mil acções da Sonaecom e aceite a oferta da empresa, vendendo os títulos na OPA, receberá em troca 424 acções da Zon Optimus, mais 297,6 euros em dinheiro. Tendo em conta a avaliação da Zon de 5,08 euros, receberá uma contrapartida total de 2.450 euros. Tendo em conta a cotação de fecho de segunda-feira, as acções da Sonaecom valiam 2.236 euros.
Aceitação de 50%
Neste cenário, não há lugar a contrapartida em dinheiro, recendo o accionista 482 acções da Zon Optimus, que ficam avaliadas em 2.450 euros. Tendo em conta a cotação de fecho de segunda-feira, as acções da Sonaecom valiam 2.236 euros.