Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

OPA da Sonaecom também anima acções da Sonae

As acções da Sonae SGPS já estiveram a ganhar 4% na sessão desta quarta-feira, animadas pela operação ontem anunciada pela Sonaecom. O CaixaBI escreve que as actividades da Sonaecom podem vir a ser incorporadas pela casa-mãe.

11- Paulo Azevedo, Sonae SGPS. 0,72%
Paulo Duarte
30 de Outubro de 2013 às 13:01
  • ...

Não são apenas as acções da Sonaecom que estão a disparar na Bolsa de Lisboa na sessão desta quarta-feira. Os títulos da Sonae SGPS, maior accionista da antiga detentora da Optimus, seguem com uma valorização expressiva.

 

Cada acção da dona dos supermercados Continente está a valer 1,05 euros, o que representa uma subida de 2,54% face ao valor de fecho da sessão anterior. Já estiveram, contudo, a negociar nos 1,065 euros quando a valorização era de 4%.

 

A cotação está próxima dos valores tocados em Maio de 2008, há já cinco anos (já tinha estado nestes valores no final da semana passada). A Sonaecom, a disparar 7%, também segue em máximos de cinco anos.

 

Entretanto, foram trocados, ao fim de quatro horas e meia de negociação, mais de 4 milhões de papéis da empresa presidida por Paulo Azevedo, quando a média de cada sessão, nos últimos seis meses, é de 2,8 milhões.

 

A impulsionar a Sonae SGPS está o anúncio feito no final da tarde de terça-feira pela Sonaecom, empresa de que é dona de 74% do capital. Através de uma oferta pública de aquisição, a Sonaecom vai dar aos accionistas minoritários, donos de 24,16% da empresa, a possibilidade de ficarem com acções da Zon Optimus (onde detém 7,28%) e ainda de algum dinheiro (já que não há uma correspondência directa). Assim, a empresa dispõe-se a ficar com a totalidade das suas acções.

 

A casa de investimento da CGD considera que, caso a Sonaecom consiga ficar com mais de 90% das acções que estão sujeitas à oferta, a “holding” Sonae SGPS poderá vir a incorporar as actividades da Sonaecom como o jornal “Público” ou as tecnologias Wedo. Apesar disso, o analista do CaixaBI antevê um impacto “neutro” nos títulos da Sonae SGPS que, contudo, estão hoje a disparar em bolsa.

 

Este é mais um movimento que está a influenciar a cotação da Sonae SGPS, que acumula um ganho de 6% no mês de Outubro.

 

Da família Sonae, mas de áreas de negócio distintas, a Sonae Capital e a Sonae Indústria estão a ganhar 3,57% para 0,29 euros e 1,35% para 0,601 euros, respectivamente.

Ver comentários
Saber mais Sonaecom Sonae SGPS Paulo Azevedo Zon Optimus
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio