Notícia
Bolsas europeias registam maior subida em dois dias desde 2011
A banca e o sector automóvel são os que mais impulsionam os principais índices europeus, que negoceiam em alta pela segunda sessão consecutiva. O índice de referência ganha 3%.
As bolsas europeias estão a negociar em alta esta segunda-feira, 15 de Fevereiro, pela segunda sessão consecutiva, depois das fortes perdas registadas desde o arranque do mês. As empresas do sector automóvel e financeiro são as que mais impulsionam as praças do Velho Continente numa sessão marcada pelo optimismo dos investidores em torno da possibilidade de mais estímulos dos bancos centrais.
O índice de referência para a Europa, o Stoxx600, ganha 2,99% para 321,75 pontos. Esta variação eleva para praticamente 6% o ganho do índice desde o fecho de quinta-feira – a maior valorização em dois dias desde 2011.
A liderar os ganhos na Europa está o índice italiano, com uma valorização de 4,19%, e a bolsa de Atenas, que dispara 9,4%, depois de ter atingido um novo mínimo histórico na passada quinta-feira. A banca, que tem pressionado os índices bolsistas, está hoje a impulsionar.
Os gregos Eurobank Ergasias e Alpha Bank registam subidas de 29,63% e 20,45%, respectivamente, enquanto o italiano Banca Monte dei Paschi di Siena ganha 10,19%.
A tendência estende-se ao restante sector na Europa. O índice que reúne os maiores bancos da região aprecia 3,72% depois de ter atingido, na quinta-feira, o valor mais baixo desde Agosto de 2012.
O Deutsche Bank, que esteve no centro da tempestade da banca europeia, ganha 2,48%. O Danske Bank soma 6,23% e o Credit Suisse sobe 3,51%. Já o HSBC valoriza 0,94% depois de ter anunciado que vai manter a sua sede em Londres.