Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsas europeias em máximos de Agosto com expectativa de mais estímulos do BCE

O índice que reúne as maiores empresas europeias negoceia no nível mais elevado em mais de três meses, devido à expectativa de que o BCE anuncie mais estímulos à economia já esta quinta-feira.

Reuters
01 de Dezembro de 2015 às 11:43
  • 1
  • ...

As bolsas europeias estão a negociar em alta esta terça-feira, 1 de Dezembro, pela segunda sessão consecutiva, animadas pela possibilidade de o Banco Central Europeu (BCE) anunciar um reforço dos estímulos à economia já esta quinta-feira. O índice de referência para a Europa, o Stoxx600, sobe 0,15% para 386,00 pontos, depois de ter chegado a negociar nos 387,29 pontos, o valor mais elevado desde o dia 18 de Agosto.


A liderar os ganhos no Velho Continente está a praça de Atenas, com uma valorização de 0,79%, seguida pelo londrino Footsie, que avança 0,59%, impulsionado, sobretudo, pelas cotadas do sector financeiro. O Barclays valoriza 3,83% e o Lloyds soma 2,51%, depois de, esta manhã, ter sido divulgado que os maiores bancos britânicos passaram nos testes de stress promovidos pelo Banco de Inglaterra.

Os testes de stress à banca britânica demonstram que "o sistema bancário está capitalizado para apoiar a economia real num cenário económico adverso que atinja o Reino Unido. A capitalização do sistema melhorou no decurso de 2015", refere o Banco de Inglaterra no seu relatório de análise. Só o Standard Chartered e o RBS (Royal Bank of Scotland) registaram insuficiências em determinados requisitos.

Esta semana, os investidores estão expectantes em relação aos anúncios que Mario Draghi poderá fazer depois da reunião mensal do BCE, esta quinta-feira. A expectativa é que o presidente da autoridade monetária reduza a sua taxa de depósitos e alargue o seu programa de compra de activos para estimular o crescimento económico.

Ainda esta terça-feira, foi revelado que o crescimento da indústria na Zona Euro acelerou no mês passado, ainda que a evolução traduza uma recuperação lenta que está longe de ser "espectacular", segundo o economista-chefe da Markit Economics.

Nesta primeira sessão do mês de Dezembro, as empresas do sector do turismo, como transportadoras e cadeias hoteleiras, também estão em destaque, depois das fortes perdas registadas em Novembro. A Accor valoriza 3,87% para 41,48 euros, enquanto a TUI AG sobe 2,92% para 16,21 euros.

Ver comentários
Saber mais Bolsas europeias Europa Stoxx600 mercados BCE bancos Footsie
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio