Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Abertura dos mercados: Bolsas europeias, euro e petróleo em alta

As principais praças europeias estão a negociar em terreno positivo, com excepção do índice francês, que cede 0,18%. O euro e o petróleo estão também a subir.

Reuters
01 de Dezembro de 2015 às 08:37
  • ...

Os mercados em números

PSI-20 soma 0,56% para 5.380,53 pontos
Stoxx 600 cresce 0,33% para 386,72 pontos

Nikkei valorizou 1,34% para 20.012,40 pontos

Juros da dívida portuguesa a 10 anos somam 1,5 pontos base para 2,337%

Euro avança 0,20% para 1,0586 dólares

Petróleo sobe 0,47% para 44,82 dólares por barril em Londres

 

Bolsas europeias em alta
As bolsas europeias arrancaram a sessão desta terça-feira, 1 de Dezembro, em terreno positivo num dia em que foram divulgados dados económicos relativos à China. O índice de gestores de compras (PMI, na sigla anglo-saxónica), que mede a actividade industrial através de inquérito às empresas, caiu para 49,6 pontos em Novembro na China, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística chinês, citado pela Bloomberg. De acordo com a agência internacional, é o nível mais baixo desde Agosto de 2012 e compara com uma estimativa média de 49,8 pontos dos economistas contactados pela Bloomberg, que foi o nível para Setembro e Outubro.
O PMI dos serviços cresceu para 53,6 face aos 53,1 do mês anterior. Os números abaixo dos 50 representam deterioração da actividade económica.

Porém, um outro dado relativo à actividade industrial na China, realizado pela Caixin Media e Markit Economics, mostra que a produção industrial no mês de Novembro subiu para os 48,6 pontos, um valor que supera as estimativas dos analistas consultados pela Bloomberg que apontavam para os 48,3 pontos. Segundo a Bloomberg, este indicador utiliza uma amostra menor e incluiu pequenas empresas e exportadoras. Estes dados podem explicar a diferença de valores face aos divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística chinês.

Ainda a marcar a negociação no Velho Continente está a expectativa que o Banco Central Europeu (BCE) decida introduzir mais estímulos económicos. O português PSI-20 é a praça que mais sobe no Velho Continente, avançando 0,56%, seguido do britânico Foostsie, que aprecia 0,51%. O Stoxx 600, índice de referência, soma 0,33%. O índice francês CAC 40 é a única praça do Velho Continente a negociar em queda, perdendo 0,18%.

Juros da dívida em alta ligeira
Os juros da dívida pública portuguesa no mercado secundário estão a negociar em alta ligeira. A dez anos, a maturidade considerada de referência, as "yields" soma 1,5 pontos base para 2,337%. No caso da dívida espanhola a dez anos verifica-se uma subida de 2,1 pontos base para 1,542%. E as "yields" a dez anos de Itália somam também 2,1 pontos base para 1,439%. No caso da Alemanha, os juros exigidos pelos investidores para trocarem dívida entre si a dez anos somam 2,5 pontos base para 0,498%. O prémio de risco da dívida nacional está estável nos 183,4 pontos.

Euro recupera terreno
A moeda europeia está a ganhar terreno relativamente à divisa norte-americana, depois de ontem ter tocado no valor mais baixo desde Abril. O euro soma 0,20% para 1,0586 dólares, isto numa altura em que os investidores aguardam pelo encontro da autoridade monetária da Zona Euro para perceber se vão ser introduzidos mais estímulos na economia. Além disso, a marcar o dia no mercado cambial está o facto de o Fundo Monetário Internacional (FMI) ter decidido esta segunda-feira, 30 de Novembro, incluir o yuan no seu cabaz de moedas, conhecido como Direito de Saque Especial (SDR, na sigla anglo-saxónica). A decisão anunciada por Christine Lagarde representa uma grande vitória moral para o Governo chinês, que há muito procurava alcançar este estatuto para a sua moeda.

Petróleo em alta
Os preços do petróleo estão a subir nos mercados internacionais a poucos dias do encontro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e numa altura em que são poucos os sinais de que o cartel vá abrandar a sua produção. Esta reunião marca um ano desde que a Arábia Saudita, o principal país da OPEP, decidiu que a organização iria produzir em excesso, de modo a pressionar as cotações do petróleo e obrigar as concorrentes americanas – que produzem petróleo a partir das areias betuminosas – a reduzirem a sua produção, devido aos elevados custos de exploração. O West Texas Intermediate soma 0,53% para 41,87 dólares por barril. E o Brent do Mar do Norte, que serve de referência para as importações europeias, avança 0,47% para 44,82 dólares por barril.


Cobre em alta após PMI da China
Os preços do cobre estão a subir 0,4% para 4.604 dólares por tonelada métrica. Este comportamento tem lugar depois de terem sido revelados os dados do PMI na China, que caiu para 49,6 pontos em Novembro na China.

Destaques do dia

 

Próximos meses vão ser os melhores para investir na bolsa. O Verão foi turbulento e trouxe perdas para os investidores. Mas Outubro foi o melhor mês do ano para as acções europeias e americanas. E Novembro também foi positivo. Segundo as estatísticas, os próximos meses são os melhores para investir.

O que vai mudar com o yuan no cabaz do FMI? Uma vitória moral do Governo de Xi Jinping. A entrada do yuan na cotação de referência do FMI fez disparar a importância da moeda no mercado cambial. Mas a ascensão também traz desafios para a China.

Maiores bancos britânicos passam testes de stress mas há dois com insuficiências. O Standard Chartered e o RBS (Royal Bank of Scotland) escaparam, nos testes de stress promovidos pelo Banco de Inglaterra, a aumentos de capital, apesar de registarem insuficiências em determinados requisitos. O Banco de Inglaterra admite, no entanto, exigir uma almofada financeira ao sistema inglês.

Plano do Novo Banco vai além das necessidades do BCE. As medidas de reforço de solidez que o Novo Banco propõe ao BCE pretendem gerar mais capital do que os 1.400 milhões detectados nos testes de stress. A folga serve para fazer face a outras exigências e a perdas futuras.


 

O que vai acontecer hoje

 

Indicadores na Zona Euro. O Eurostat divulga a taxa de desemprego, em Outubro [anterior: 10,8% ; estimativa: 10,8%].

 

Dados nos EUA. Será conhecido o índice de gestores de compras (PMI) da Markit para a Indústria, relativo a Novembro.

 

Economia no Brasil. O país apresenta o produto interno bruto (PIB) no terceiro trimestre.

(Notícia actualizada às 8h47 com mais informações sobre o PMI da China e com mais destaques)

 

Ver comentários
Saber mais abertura dos mercados petróleo Brent Crude West Texas Intermediate euro juros da dívida pública mercado secundário
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio