Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsas europeias aproveitam a bonança após a turbulência das últimas sessões

Após as quedas ao início da sessão, as principais praças europeias estão a negociar em alta, lideradas pelo grego FTASE. O destaque vai para o o sector automóvel, que está a beneficiar das melhores previsões para as vendas na China.

Bloomberg
12 de Janeiro de 2016 às 15:54
  • ...

As acções europeias iniciaram a sessão desta terça-feira, 12 de Janeiro, em queda, mas logo inverteram a tendência. Estão agora em alta, impulsionadas pelos fortes desempenhos do sector automóvel que, ao contrário do que tem sido habitual, beneficia de boas previsões no mercado chinês. Além disso, as acções estão a ser consideradas baratas, numa altura em que os investidores respiram fundo após a turbulência das últimas sessões.

O ano arrancou com fortes quedas nos mercados, uma tendência que continuou até à manhã desta terça-feira. Contudo, após quatro sessões consecutivas de perdas, as praças europeias deverão encerrar em alta. E o Stoxx 600, índice europeu de referência, deverá mesmo registar o melhor desempenho do ano, numa altura em que avança 1,22% para 344,37 pontos.

E o foco está mesmo no Stoxx 600, até porque o rácio entre o preço das acções e os lucros – que indica se as acções estão caras ou baratas – está em 14,4 vezes, o valor mais baixo em quase um ano. Um factor que está a impulsionar os títulos, revertendo as perdas das últimas sessões.

Mas há também indicadores que estão a espoletar o optimismo entre os investidores. Segundo a Bloomberg, um grupo de análise divulgou as suas estimativas para a venda de automóveis na China, prevendo um aumento para 2016. Dados que animaram a negociação bolsista e levaram o sub-índice do sector na Europa, que segue as cotadas incluídas no Stoxx 600, a liderar os ganhos nesta sessão, tendo já valorizado mais de 3%. Avança agora 2,31% para 511,80 pontos.

Já o Banco Popular da China, que esteve na origem dos maus desempenhos nas sessões anteriores, está agora a ajuda aos ganhos. A instituição monetária da segunda maior economia do mundo interveio repetidamente no mercado "offshore" de Hong Kong esta terça-feira, de modo a impulsionar o yuan. O objectivo era colocar um ponto final na especulação em torno de uma desvalorização acentuada da moeda chinesa.

Os desempenhos positivos estão a ser acompanhados por todas as principais praças bolsistas. A liderar está a subida de 2,58% para 169,99 pontos do grego FTASE, cuja negociação já encerrou esta terça-feira. Logo a seguir estão o francês CAC40 e do alemão DAX que avançam, respectivamente, 1,97% para 4.397,76 pontos e 1,86% para 10.008,04 pontos. Por cá, o PSI-20 sobe por esta altura 1,77% para 5.136,01 pontos.

Ver comentários
Saber mais bolsas praças europeias PSI-20 Stoxx 600 CAC40 DAX FTASE China yuan Banco Popular da China bolsa mercados
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio