Notícia
Bolsas dos EUA sobem à espera de dados económicos
As bolsas americanas iniciaram a sessão em alta, numa altura em que aumenta a expectativa de acordo entre a Grécia e os credores e em que os investidores aguardam a divulgação de indicadores económicos.
O Dow Jones sobe 0,50% para 18.101,20 pontos, o Nasdaq avança 0,48% para 5.094,15 pontos e o S&P500 cresce 0,4% para 2.115,41 pontos.
A subida dos índices surge numa altura em que a expectativa em torno da Grécia e de um acordo com os seus credores está a aumentar. De acordo com a Bloomberg o comissário europeu, Guenther Oettinger, afirmou que é possível que se consiga fechar um acordo com Atenas até 5 de Junho.
Os investidores aguardam agora pela divulgação de vários dados económicos. Esta segunda-feira, 1 de Junho, foi já anunciado que o consumo das famílias americanas estabilizou, em Abril, depois de ter registado um aumento de 0,5% no mês anterior, de acordo com a informação divulgada pelo Departamento do Comércio, citado pela Bloomberg.
Ainda hoje será divulgado o índice de gestores de compras (ISM) para a indústria, relativo a Maio, sendo que as previsões dos economistas consultados pela Bloomberg prevêem um aumento de 51,5 pontos para 52,0.
Esta semana será ainda divulgado o relatório sobre o mercado de trabalho, estando a divulgação agendada para a próxima sexta-feira, 5 de Junho. Os economistas consultados pela Bloomberg estimam que tenha aumentado em 228 mil o número de postos de trabalho nos EUA, enquanto a taxa de desemprego deverá permanecer nos 5,4%.
Os indicadores económicos têm assumido maior relevância nos últimos tempos devido à incerteza em relação à Reserva Federal (Fed). Os investidores estão expectantes em relação a quando é que a autoridade monetária para os EUA vai subir a taxa de juro. E a evolução da economia deverá ser determinante para a decisão da Fed.
Destaque para a Intel e a Altera no dia em que foi confirmado que a Intel vai comprar a Altera por 54 dólares por acção. A operação deverá estar concluída em nove meses.
As acções da Intel descem 0,43% para 34,3102 dólares e os títulos da Altera disparam 6,10% para 34,3102 dólares.
No sector bancário, destaque para as acções do Citigroup, sobem 1,22% para 54,74 dólares, e o Goldman aprecia 1,13% para 208,53 dólares.
(Notícia actualizada com mais informação)