Notícia
Bolsas dos EUA pouco definidas à espera de resultados das cotadas
As bolsas dos EUA seguem sem tendência definida, numa altura em que os investidores aguardam pela apresentação de resultados, nomeadamente das retalhistas.
O Dow Jones sobe 0,11% para 15.778,93 pontos e o S&P500 avança 0,07% para 1.771,87 pontos. Já o Nasdaq escapa à tendência e cai 0,19% para 3.911,949 pontos.
Os investidores estão a aguardar com alguma expectativa a apresentação de resultados por parte das cotadas, isto numa altura em que os indicadores económicos parecem apontar para que a economia americana esteja efectivamente a recuperar.
Na semana passada foi revelado que o produto interno bruto (PIB) dos EUA cresceu 2,8% no terceiro trimestre, quando os economistas previam uma expansão de 2%.
Foi também revelado que a economia conseguiu criar mais de 200 mil postos de trabalho, em Outubro. Contudo, a taxa de desemprego subiu para 7,3%.
Estes dados apontam para que a economia americana esteja efectivamente a recuperar, ao mesmo tempo que se espera que a Reserva Federal (Fed) só mude a sua política monetária, no que respeita à taxa de juro do país, quando a taxa de desemprego diminuir. Já em relação à retirada dos estímulos económicos, ou seja, a redução do programa de compra de obrigações, actualmente nos 85 mil milhões de dólares, as estimativas são menos unânimes.
A condicionar a negociação bolsista têm estado também os resultados das cotadas. Esta semana é a vez de várias retalhistas, como a Wal-Marts e a Macy’s, apresentarem os seus números. As acções das duas empresas estão a subir mais de 1% para 78,83 dólares e 46,745 dólares, respectivamente.
“O principal foco do mercado vai continuar a ser na economia” e nos resultados das empresas, afirmou à Bloomberg Alison Porter, gestor na Ignis Asset Management.
A agência salienta que das 447 cotadas do S&P500 que já apresentaram os resultados do terceiro trimestre, 75% superaram as estimativas dos analistas.
A penalizar a negociação do índice tecnológico estão cotadas como o Facebook, que desde 0,78% para 47,16 dólares, ou o eBay e o Google, que perdem cerca de 0,5% para 47,16 dólares e 1.011.00 dólares, respectivamente.
Fora deste índice, mas do sector tecnológico, destaque ainda para as acções do Twitter, que descem 1,85% para 40,88 dólares, depois de já terem negociado abaixo dos 40 dólares por acção. Recorde-se que o Twitter entrou em bolsa na semana passada, tendo o preço das acções sido estabelecido em 26 dólares por acção. No primeiro dia de negociação disparou mais de 70%.