Notícia
Bolsas americanas seguem pouco alteradas após subida no PIB EUA (act)
As Bolsas norte-americanas abriram a sessão com ganhos, animadas com o crescimento de 7,2% no produto interno bruto dos Estados Unidos no terceiro trimestre, mas seguiam agora pouco lateradas, com os resultados da Exxon Mobil a decepcionar.
As Bolsas norte-americanas abriram a sessão com ganhos, animadas com o crescimento de 7,2% no produto interno bruto dos Estados Unidos no terceiro trimestre, mas seguiam agora pouco alteradas, com os resultados da Exxon Mobil a decepcionar.
O Dow Jones [INDU] desvalorizava 0,08% para os 9.767,50 pontos, acompanhando o Nasdaq [CCMP] que baixava 0,09%.
O produto interno bruto dos Estados Unidos progrediu a uma taxa anual de 7,2% no terceiro trimestre deste ano, ao ritmo mais elevado desde o primeiro trimestre de 1984 e muito acima das previsões dos analistas.
Em termos nominais, não descontando o efeito inflação, o PIB dos EUA superou pela primeira vez a marca dos 11 biliões de dólares, verificando uma taxa de crescimento de 9%.
Os pedidos iniciais de subsídio ao desemprego apresentados pelos norte-americanos caíram em número de cinco mil, para 386 mil, na semana que terminou no sábado passado, anunciou hoje o Departamento de Trabalho dos EUA.
Os economistas consultados pela Bloomberg aguardavam uma média de 385 mil pedidos, com base em dados, relativos à semana imediatamente anterior, de 386 mil registos, divulgados inicialmente.
Nas valorizações, a industrial Honeywell avançava 2,5% para os 30,23 dólares, juntamente com a fabricante de produtos informáticos e «software» IBM que valorizava 0,6% para os 89,90 dólares. A fabricante de aviões Boeing subia 1,8% para os 39,19 dólares.
A liderar as perdas, a Exxon Mobil, maior petrolífera do mundo, caía 2,7% para os 36,80 dólares, após ter divulgado que os resultados líquidos subiram 38% no terceiro trimestre deste ano, abaixo das previsões.
A produção da Exxon caiu 3% no terceiro trimestre, para 3,86 milhões de barris por dia. A produção de gás natural também recuou no período. No entanto, a valorização dos preços dos bens energéticos – como o petróleo e o gás natural – mais que compensaram o efeito da queda na produção.
A produtora de cinema e entretenimento infantil Walt Disney recuava 0,9% para os 22,57 dólares.
No Nasdaq, a Smurfit-Stone valorizava 5% para os 15,42 dólares, juntamente com o portal de Internet Terralycos que subia 3,2% para os 5,76 dólares. Nas perdas, a empresa de certificação digital Express Scripts recuava 4% para os 56,65 dólares e o consórcio sueco de telefonia LM Ericsson recuava 3% para, no dia em que apresentaram os resultados do terceiro trimestre.