Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia
Ao minuto24.12.2020

Brexit dá mais ganhos aos investidores antes do Natal

Acompanhe o dia nos mercados.

Wall Street viveu, nos últimos dias, alguns dos dias mais “negros” da sua história.
Lucas Jackson/Reuters
24 de Dezembro de 2020 às 13:24
  • ...
24.12.2020

Brexit dá mais ganhos aos investidores antes do Natal

A iminência do anúncio de um acordo para o pós-Brexit entre a União Europeia e o Reino Unido resultou numa nova sessão de ganhos para as bolsas europeias, que hoje encerraram mais cedo e só voltam a negociar na segunda-feira, 28 de dezembro.

 

Os investidores vão assim para o Natal com mais ganhos à custa de um tema que marcou os mercados durante todo o ano e que tem sustentado a tendência positiva nas últimas sessões.

 

O Stoxx600 fechou a subir 0,18% para 396,21 pontos, marcando o terceiro dia de ganhos e reduzindo a perda anual para menos de 5%. Com as bolsas de Frankfurt e de Zurique fechadas e a sessão mais curta nas restantes praças, o volume de negociação baixou para cerca de metade do habitual.

 

O setor bancário, que é dos mais beneficiados com um acordo no Brexit, foi dos que mais impulsionou os índices na sessão de hoje. Em Lisboa o BCP foi uma das cotadas que atirou o PSI-20 para uma subida de 0,61% e máximos de março.

 

O mercado de obrigações esteve encerrado e nas matérias-primas o petróleo inverteu para terreno negativo, acentuando as perdas naquela que é a primeira semana de quedas para o petróleo desde o final de outubro. O Brent em Londres desce 0,8% para 50,79 dólares.

 

As bolsas norte-americanas negoceiam hoje normalmente, mas o volume de negociação também deverá ser mais curto. Os futuros sobre o S&P500 sobem 0,2%.

 

24.12.2020

Bolsas europeias com ganhos escassos em sessão mais curta

As bolsas europeias prosseguem em terreno positivo, mas marcam ganhos limitados, numa sessão que será mais curta (negociações terminam às 13h00 de Lisboa) e com muitos investidores ausentes devido às festividades de Natal.

 

O Stoxx600 valoriza 0,16% para 396,12 pontos, depois de duas sessões a fechar com ganhos acima de 1%. Entre os índices nacionais os ganhos também são muito contidos, sendo que em Lisboa o PSI-20 já desvaloriza 0,16% depois de ter iniciado em alta.

 

A tendência positiva dos índices é justificada pela confiança que Londres e Bruxelas estão mesmo prestes a anunciar o acordo impede um Brexit descontrolado a partir de 1 de janeiro, já que fica estabelecido um acordo comercial e político entre o Reino Unido e a União Europeia.

 

Os responsáveis da União Europeia disseram que o Reino Unido e o bloco estão perto de chegar a um acordo comercial pós-Brexit, com um dos responsáveis a dizer mesmo que as conversações entraram agora na "fase final".

 

Estará mesmo prevista uma conferência para esta manhã por parte de Boris Johnson para oficializar o acordo. Contudo, segundo a Reuters, há ainda detalhes por acertar no que diz respeito às pescas no território britânico.

 

O setor financeiro é dos que mais beneficia com um acordo no Brexit, pelo que o Stoxx Banks é dos índices setoriais que mais valoriza (+0,49%).

24.12.2020

Petróleo a caminho da primeira semana negativa desde outubro

O petróleo está a subir pela segunda sessão, mas não evita um saldo negativo na semana, que será a primeira de perdas para a matéria-prima desde outubro.

O Brent, que serve de referência para as importações portuguesas, está a valorizar 0,59% para 51,50 dólares. O WTI, transacionado em Nova Iorque, sobe 0,54% para 48,38 dólares.

A matéria-prima disparou na sessão de ontem e hoje continua a beneficiar com a forte descida dos stocks de crude nos Estados Unidos, o que alivia as preocupações com o excesso de oferta no mercado e uma procura reduzida devido aos efeitos na pandemia.

Ainda assim, estas duas sessões de ganhos estão a ser insuficientes para anular as quedas das duas primeiras sessões da semana. O petróleo acumula até agora uma queda de cerca de 2% na semana, que segue um ciclo de sete semanas sempre a ganhar terreno. Depois de ter cedido mais de 10% na última semana de outubro, o Brent em Londres ganhou cerca de 15 dólares por barril.

Este desempenho semanal negativo é explicado sobretudo pela nova onda de restrições em vários países devido ao avanço da pandemia e ao surgimento de uma nova estirpe do vírus no Reino Unido.

24.12.2020

Libra ganha com esperança em acordo

A moeda britânica também está a tirar partido do otimismo com um acordo para o pós-Brexit. Os responsáveis da União Europeia disseram que o Reino Unido e o bloco estão perto de chegar a um acordo comercial pós-Brexit, com um dos responsáveis a dizer mesmo que as conversações entraram agora na "fase final".

A libra está em alta pelo segundo dia, com uma valorização de 0,66% para 1,3582 dólares e um ganho de 0,49% para 1,1126 euros.

A moeda britânica pode subir se for alcançado um acordo antes do fim do período de transição a 31 de dezembro, mas os ganhos "não devem ser muito elevados ou sustentados", diz Jane Foley, estratega de câmbio sénior do Rabobank.

No par cambial mais negociado, o euro ganha vantagem com uma subida de 0,18% para 1,2209 dólares.

24.12.2020

Bolsas sobem à espera de anúncio de acordo no Brexit antes do Natal

As bolsas asiáticas fecharam em alta e as praças europeias prolongam a tendência positiva da véspera, com os investidores otimistas que o anúncio do acordo comercial e político entre a União Europeia e o Reino Unido para o pós-Brexit será anunciado ainda esta quinta-feira e antes da pausa para o Natal.

 

Nas praças asiáticas os ganhos foram ainda assim modestos, devido à pressão negativa da Alibaba, que está a ser investigada pelo regulador chinês sobre práticas monopolistas.

 

Os futuros do Eurostoxx50 e do norte-americano S&P500 estão em alta ligeira. Ontem as bolsas europeias já tinham registado ganhos acentuados devido às notícias que davam conta que Londres e Bruxelas já tinham um esboço do acordo.

 

Esta quinta-feira a imprensa dá conta que depois de meses de intensas negociações, o anúncio do acordo que regulará o pós-Brexit será anunciado já esta manha, precisamente da véspera do dia de Natal. A Bloomberg dá conta que os negociadores de ambos os lados estão só a tratar dos últimos detalhes.

 

A sessão de hoje será mais curta nos mercados europeus, com as negociações a encerrarem pelas 13h00 (hora de Lisboa).

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio