Notícia
Bolsas da Euronext retomam negociação após problemas técnicos
A negociação das acções das bolsas da Euronext teve problemas técnicos durante a manhã. O início da negociação só aconteceu às 9:20 da manhã e só durou oito minutos, tendo entretanto sido suspensa novamente. A Euronext já voltou a normalizar a negociação, com a suspensão a ser levantada às 11:20.
As bolsas da Euronext tiveram um problema técnico que impediu o início da negociação à hora normal. Em vez da negociação arrancar às 8:00 só houve transacções às 9:20. E foi por pouco tempo. Oito minutos depois, a negociação foi novamente interrompida. Às 11:20 foi levantada novamente a suspensão da negociação.
Em causa estiveram problemas técnicos, explica a Euronext. Quando a negociação foi iniciada, às 9:20, pensou-se que as questões técnicas estavam resolvidas, mas detectaram-se problemas que levaram a que a negociação voltasse a ser interrompida.
A Euronext decidiu então que a negociação de todas as acções ficasse congelada até novas indicações. Ou seja, só seria retomada quando os problemas técnicos fossem resolvidos na totalidade.
A negociação só esteve interrompida nas bolsas da Euronext. As restantes, como o caso de Madrid e Milão, estão a subir mais de 1%. A bolsa italiana está, inclusivamente, a apreciar mais de 2%, depois de a S&P ter decidido não cortar o rating do país na sexta-feira.
As bolsas europeias, incluindo a nacional, iniciaram a negociação em alta, com alguns índices a subirem mais de 1% nos oito minuto de negociação desta segunda-feira, 29 de Outubro. Entretanto, neste regresso à negociação normal, os índices reforçaram os ganhos, e a subida superior a 1% é generalizada. O Stoxx600, índice que agrega as 600 maiores cotadas europeis, está a apreciar 1,25%. O português PSI-20 aprecia 1,49%.
O atraso do arranque de negociação foi o pior desde Agosto de 2016, quando o início de negociação dos contratos futuros demorou três horas.
A Bloomberg realça que estes problemas surgem como um embaraço para o presidente executivo da Euronext, Stephane Boujnah, depois de a empresa ter dito que mudou os mercados de acções para uma nova plataforma, apelidando-se de "líder tecnológico".
Um porta-voz da Euronext revelou que serão dadas mais informação sobre o que causou os problemas assim que possível.
(Notícia actualizada, pela segunda vez às 12:50 com mais informação)