Notícia
Bolsa de Chipre regressa à negociação a perder terreno
A bolsa cipriota voltou a negociar embora sem as transacções dos dois principais bancos, que representam mais de metade do índice geral do país.
Depois de meio mês encerrada, a bolsa cipriota já voltou a abrir. O regresso à negociação foi feito em baixa.
O índice geral do mercado de Chipre segue a perder 0,5% para os 101,56 pontos. Na última vez em que esteve aberto, a 15 de Março, o índice subiu 3,19%.
O regresso à negociação é feito sem os dois principais bancos que, juntos, representam mais de metade do índice geral.
Foi a 15 de Março o último dia em que os acções cotadas na bolsa de Chipre foram transaccionadas. Depois, com as notícias em torno do resgate à ilha mediterrânica, nomeadamente as que diziam respeito ao envolvimento dos detentores de depósitos bancários (que depois acabou por ser revertida para apenas os depósitos superiores a 100 mil euros), as bolsas permaneceram encerradas.
As incertezas relativas às condições impostas para a ajuda externa, que implica a reestruturação do sector financeiro cipriota, continuam mas, ainda assim, a Bolsa do Chipre anunciou, no site oficial, que as transacções seriam retomadas no dia de hoje, o que já aconteceu.
Contudo, as acções dos dois principais bancos, o Bank of Cyprus e o Cyprus Popular Bank vão permanecer suspensas até 15 de Abril, inclusive. De acordo com a Bloomberg, estes dois bancos têm um peso de 59% no índice geral de Chipre. Os dois bancos estão cotados em Atenas e também aí vão manter-se fora dos mercados accionistas.