Notícia
Apple vai ser a primeira empresa a valer um bilião de dólares?
A capitalização bolsista da empresa da maçã poderá rapidamente atingir o valor de um bilião de dólares, tornando-a a primeira cotada a atingir tal feito.
"Trillion-dollar baby". É assim que muitos meios especializados se referem à possibilidade de a Apple vir a valer um bilião (1.000.000.000.000) de dólares em bolsa. Isto depois de a cotada norte-americana mais valiosa do mundo ter atingido um novo máximo histórico na sexta-feira, ainda a surfar nos bons resultados apresentados na véspera.
A tecnológica sediada em Cupertino, na Califórnia, negociou em valores nunca antes vistos depois de ter divulgado na quinta-feira, após o fecho de Wall Street, contas acima das expectativas.
A empresa liderada por Tim Cook reportou as suas contas do quarto trimestre fiscal, tendo anunciado que as vendas dos novos iPhones – 8 e 8 Plus - ficaram praticamente em linha com o que se esperava. Já as receitas e lucros ficaram acima das projecções dos analistas, o que animou fortemente as acções.
Na sessão de sexta-feira, a empresa da maçã encerrou a valorizar 2,61% para 172,50 dólares, depois de ter alcançado durante o dia um novo máximo histórico: os 174,26 dólares.
Aquando do seu recorde, estava a valer 900 mil milhões de dólares, tendo fechado com uma capitalização bolsista de 891 mil milhões.
Desde que a empresa apresentou os seus resultados, 12 das 30 das casas de investimento – incluindo a Morgan Stanley - que emitiram "targets" para as acções da Apple colocam a empresa a valer mais de um bilião de dólares, ao apontarem para preços-alvo entre os 198 e os 235 dólares. Basta que as acções atinjam os 194,76 dólares para atingir aquele patamar.
O dia 3 de Novembro constituiu também um novo marco na história da companhia co-fundada por Steve Jobs, já que começou a ser comercializado o seu iPhone X, que originou grandes filas de espera nas lojas.