Notícia
Expectativas em torno da Fed e da Crimeia prejudicam Wall Street
A expectativa sobre a redução na compra mensal de activos, pela Reserva Federal, e a possibilidade de novas sanções económicas contra Moscovo levam a ligeiras perdas nas principais bolsas norte-americanas.
O índice Dow Jones iniciou esta quarta-feira a cair 0,5% para 16.327,30 pontos, acompanhado pelo tecnológico Nasdaq que abriu a perder 0,7% para 4.330,496 pontos.
O índice Standard & Poor’s 500 abriu a sessão a perder para 1.871,62 pontos.
O final, agendado para esta quarta-feira, do conjunto de dois dias de reuniões do Comité de Operações do Mercado Aberto da Reserva Federal deverá assinalar o anúncio, por parte do banco central norte-americano, da redução de 10 mil milhões de dólares das suas compras mensais de activos, devido à maior robustez da economia dos Estados Unidos.
Recorde-se que a presidente da Reserva Federal, Janet Yellen, declarou em Fevereiro que a economia norte-americana já está suficientemente forte para poder ver reduzidos os estímulos económicos injectados pela Fed.
Na última terça-feira um relatório do Departamento do Comércio dos Estados Unidos referia que a construção de casas novas se manteve praticamente inalterada em Fevereiro, depois de em Janeiro ter caído menos do que estava previsto. O número de licenças para a construcção de novas habitações subiu 7,7% em Fevereiro, o valor mais elevado desde Outubro de 2013.
Mesmo assim os investidores parecem aguardar pelo anúncio da Fed e por mais novidades quanto à situação na região da Crimeia.
Ao longo do dia aguardam-se eventuais novidades quanto às sanções económicas que os Estados Unidos e a Europa deverão aplicar à Rússia, depois de esta terça-feira o Presidente russo, Vladimir Putin, ter anunciado formalmente a pretensão de efectivar a anexação da península autónoma da Crimeia no território russo.
A prejudicar o comportamento das praças norte-americanas está a Oracle que abriu a sessão a desvalorizar 3,55% para 37,46 dólares depois de reportar vendas e lucros, no terceiro trimestre, abaixo das previsões. A Adobe também iniciou a sessão a cair 1,05% para 67,80 dólares por acção, apesar de ter conseguido aumentar o número de subscritores online mais rápido do que o estimado em Fevereiro.
A SolarCity abriu a perder 3,61% para 74,315 dólares mesmo depois de ter apresentado lucros de 26,7 milhões de dólares, no quarto trimestre, que comparam com perdas de 33 milhões de dólares no ano anterior. A Bloomberg escreve que o lucro provém de benefícios fiscais decorrentes de uma aquisição feita por esta companhia, que, mesmo assim, acabou por verificar uma desvalorização de 46 cêntimos por acção.
Em sentido inverso surge a Juniper Networks a ganhar 1,12% para 26,20 dólares depois do analista da Wells Fargo Securities, Jess Lubert, ter elevado a classificação desta companhia.
(Notícia actualizada às 14h05m com informação sobre as empresas)