Notícia
Acções nipónicas corrigem ganhos recentes; Nikkei perde 0,6%
Os principais índices nipónicos caíram ontem pela primeira vez em cinco possíveis, depois de alguns investidores terem afirmado que as notícias positivas já estavam incorporadas nos preços das acções. O Nikkei perdeu 0,6%.
O Nikkei encerrou nos 10.646,95 pontos e o Topix caiu 0,3% para os 1.030,23 pontos.
Os índices nipónicos encerraram ontem em queda após quatro dias consecutivos a subir. A correcção foi encarada com naturalidade pois «é natural que se verifiquem algumas correcções à medida que o mercado vai subindo», afirmou Basil Masters, director de Investimento do Crédit Agricole Asset Management Japan, à agência Bloomberg.
Os títulos relacionados com as novas tecnologias foram os mais afectados. Contudo, o sector subiu 28% nos últimos três meses devido aos sinais positivos da economia.
A Tokyo Electyron, a segunda maior produtora mundial de equipamento para semicondutores, perdeu 4,4% para os 8.440 ienes (67,16 euros), terminando um «rally» de cinco dias nos quais valorizou 13%.
Outra das penalizadas foi a Canon. Os títulos da terceira maior fabricante de máquinas fotográficas digitais e material de impressão desceram 2,8% para os 5.650 ienes (44,95 euros) interrompendo uma subida que já ultrapassava os 4,3%.
No sector farmacêutico, o sentimento foi o inverso. O sub-índice para o sector farmacêutico é o único do Topix, entre trinta e três, que perde valor desde o início do ano, o que leva os analistas a entender que os títulos estão baratos.
A Takeda Chemical Industries, a maior farmacêutica nipónica por facturação, viu os seus títulos apreciarem 3,7% para os 4.470 ienes (35,56 euros) enquanto a Yamanouchi Pharmaceutical avançou 5,1% tendo encerrado nos 3.280 ienes (26,10 euros).