Notícia
Acções da Euronext com estreia negativa em bolsa
Arrancou esta sexta-feira a negociação em bolsa das acções da Euronext, sendo que o desempenho está a ser negativo. Os títulos descem para 19,72 euros, depois de terem sido vendidas perto do preço mínimo.
As acções da Euronext registaram uma estreia negativa em bolsa, com as acções a negociarem a 19,72 euros na praça de Paris, depois de terem sido vendidas aos investidores a 20 euros cada uma.
O arranque da negociação da gestora das bolsas de Lisboa, Paris, Amesterdão e Bruxelas aconteceu esta manhã na praça da capital francesa, depois da oferta pública de venda (OPV) inicial de 845 milhões de euros realizada pela Intercontinental Exchange.
As acções da gestora da bolsa nacional só chegam a Lisboa mais para o final do ano, sendo que o objectivo é de que sejam admitidas antes do quarto trimestre.
No âmbito da OPV levada a cabo pela IntercontinentalExchange (ICE), após a compra da NYSE Euronext, os títulos foram vendidos a 20 euros, um valor próximo do mínimo do intervalo da operação.
A ICE colocou à venda 42,5 milhões de acções da Euronext (representativas de 60,36% do capital), definindo um intervalo de preços entre 19 e 25 euros por acção. Em comunicado, a Euronext revelou que o preço final ficou nos 20 euros. Com base neste valor, a gestora fica avaliada em 1,4 mil milhões de euros.
Além destas acções, a ICE já tinha acordado com "um grupo de investidores institucionais" a colocação de 33,36% do capital. Neste grupo estão o BES, através da Avistar SGPS, e o BPI, através da BPI Vida e Pensões, além de outras instituições como o BNP Paribas, Fortis, ABN Amro e o Société Générale. Estes recebem acções com desconto: 19,20 euros.
De acordo com a ICE, o grosso das acções alienadas via OPV ficou nas mãos do grupo de investidores de referência, mas também de outros institucionais. Só 1,4 milhões de acções foram colocadas no retalho. Ou seja, apenas 3,3% do total. Não é conhecida a distribuição geográfica destes, pelo que não é possível saber quantos pequenos investidores portugueses compraram acções.
Estes títulos começaram a ser negociados esta sexta-feira em três dos quatro mercados geridos pela Euronext: Paris, Amesterdão e Bruxelas.