Notícia
Dona da bolsa de Lisboa vendida perto do preço mais baixo
A ICE vai vender as acções da Euronext, a gestora de bolsas europeias, entre elas a de Lisboa, por um preço de 20 euros. A maior "fatia" ficou na mão de grandes investidores. Os pequenos ficaram apenas com 3,3%.
As acções da Euronext, a gestora das praças europeias, entre elas a de Lisboa, já têm preço. No âmbito da OPV levada a cabo pela IntercontinentalExchange (ICE), após a compra da NYSE Euronext, os títulos foram vendidos a 20 euros, um valor próximo do mínimo do intervalo da operação. O grosso das acções ficou nas mãos de grandes investidores.
A ICE colocou à venda 42,5 milhões de acções da Euronext (representativas de 60,36% do capital), definindo um intervalo de preços entre 19 e 25 euros por acção. Em comunicado, a Euronext revelou que o preço final ficou nos 20 euros. Com base neste valor, a gestora fica avaliada em 1,4 mil milhões de euros.
Além destas acções, a ICE já tinha acordado com "um grupo de investidores institucionais" a colocação de 33,36% do capital. Neste grupo estão o BES, através da Avistar SGPS, e o BPI, através da BPI Vida e Pensões, além de outras instituições como o BNP Paribas, Fortis, ABN Amro e o Société Générale. Estes recebem acções com desconto: 19,20 euros.
Poucos investidores
De acordo com a ICE, o grosso das acções alienadas via a OPV ficou nas mãos do grupo de investidores de referência, mas também de outros institucionais. Só 1,4 milhões de acções foram colocadas no retalho. Ou seja, apenas 3,3% do total. Não é conhecida a distribuição geográfica destes, pelo que não é possível saber quantos pequenos investidores portugueses comprar acções.
Estes títulos começam a ser negociados já esta sexta-feira em três dos quatro mercados geridos pela Euronext: Paris, Amesterdão e Bruxelas. As acções da gestora da bolsa nacional só chegam a Lisboa mais para o final do ano. O objectivo é de que sejam admitidas antes do quarto trimestre.