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Especialistas deixam dicas para um bom "pitch"
Três personalidades do mundo do empreendedorismo partilham ideias sobre como se deve aproveitar um "pitch".
Um "pitch" é uma apresentação breve para uma plateia que pode ser constituída por investidores. No palco principal do Web Summit, uma das primeiras ideias apontadas por Fred Destin, da Accel, é que o tempo é realmente importante. "Têm 15 minutos para angariar atenção e fazer com que os investidores se interessem. Se não o conseguirem, deve ser difícil" convencerem alguém, disse.
Payal Kadakia é a CEO da ClassPass. Explicou que, no seu caso, uma das coisas que funcionou quando fez um "pitch" foi contar a sua uma história. Por outro lado, salientou Sarah Leary da Nextdoor, os empreendedores devem apresentar uma solução que vá ter mercado. "Mas têm de mostrar paixão pelo que estão a fazer para que eu queira apostar neles. Um investidor muitas vezes investe numa equipa e o produto muda", referiu.
As equipas, a forma como se relacionam e como estão abertas a mudanças, é muito importante, defenderam. Em especial numa fase inicial, os projectos ou produtos podem mudar e é preciso saber se a equipa tem capacidade para acompanhar essas mesmas mudanças.
Sarah Leary manifestou também a ideia de que um dos erros comuns das start-ups mais jovens é falarem muito de cenários financeiros. Ou seja, apresentam muitos números, numa altura em que ainda estão a dar os primeiros passos e em que é difícil perceber se aqueles números vão ter correspondência com a realidade.
Payal Kadakia salientou também que a pessoa que apresenta um empreendedor a um investidor de capital de risco é muito importante. Ao fazer a apresentação está a dar uma prova de confiança no empreendedor.
Um dos alertas que saiu deste painel foi: se, durante um pitch, um investidor começar a mexer no telemóvel, a probabilidade do desfecho ser negativo é elevada.