Notícia
Revolut bate marca do milhão de utilizadores portugueses. Web Summit com mais de 71 mil participantes
Acompanhe aqui, ao minuto, os principais desenvolvimentos na Web Summit, nesta quarta-feira.
Setores tradicional e digital da banca reconhecem importância da inovação
O crescimento dos bancos digitais está a preocupar a banca tradicional. No palco "Moneyconf" da Web Summit um representante de cada setor falaram esta tarde sobre os métodos que cada um usa e como os bancos tradicionais, nomeadamente o Société Générale, está a tentar a apanhar o comboio.
Claire Calmejane, diretora de inovação do grupo francês, e Charles McManus, do banco digital Clearbank, falaram sobre a chave para o sucesso bancário. A palavra de ordem foi a inovação.
"Porquê fazer uma trasferência pode demorar três dias quando pesquisar no Google é instantâneo?" começa por perguntar Charles McManus. O diretor do banco digital acrescentou que a chave está em "simplificar" e que a inovação vai trazer retorno "apesar de lucro ser uma palavra suja agora mesmo".
Já para a diretora do banco tradicional, a inovação também é o segredo. Claire Calmejane indica que a Société Générale tem investido muito na área da tecnologia, tendo inclusivamente uma divisão de criptoativos, a SG Forge, onde tem serviços de custódia e fazem negociação destes ativos.
Revolut alcança a marca de um milhão de utilizadores em Portugal
Pouco tempo depois de anunciar que atingiu a marca do milhão de utilizadores em Portugal, o CEO da Revolut subiu ao palco da Web Summit para encerrar, na Altice Arena, o primeiro dia oficial da Web Summit.
Nik Storonsky explicou que o propósito da Revolut é "simplificar as coisas no setor bancário e criar produtos grátis ou muito baratos", monetizando sobretudo através de subscrições, mas também de pagamentos e criptomoedas.
O objetivo da plataforma - que tem em Portugal a sua maior operação, com 1.170 trabalhadores - é criar mais produtos e entrar em mais países.
Quanto a entrar em bolsa, Nik Storonsky admitiu que "é uma solução para alguns problemas mas não é um objetivo".
Shein demora 10 a 14 dias entre design e fabrico de cada peça
Neste momento no palco principal está Donald Tang, vice chairman da app de "fast fashion" Shein.
O responsável apresentou de forma detalhada como a tecnologia permite que a plataforma consiga ter milhões de novas peças de roupa sempre disponíveis para os utilizadores. "Demoramos dez a 14 dias entre o design e o fabrico de cada peça".
Donald Tang indica que os preços baixos que a Shein pratica se devem a muita tecnologia aplicada para o que chamou de "jogo de eficiência". "É este jogo que permite trazer um preço mais barato para os consumidores"
A Shein lançou recentemente um novo programa de troca e reutilização de roupa da marca que Tang pretende estender a outros mercados.
Web Summit atinge máximo da capacidade com mais de 71 mil pessoas
A Web Summit anunciou esta quinta-feira que atingiu o seu máximo de capacidade com 71.033 participantes de 160 países, com o maior número de sempre de 'startups' e de investidores.
Aquele que é considerado, de acordo com o Financial Times, o maior evento tecnológico do mundo, recorda que na edição deste ano, a sétima, registou "71.033 participantes de 160 países" e que esgotou os bilhetes mais cedo do que nunca, três semanas antes da cimeira que arrancou na terça-feira, em Lisboa.
"Os organizadores do evento aumentaram o espaço ao máximo absoluto", alargando a "204.386 metros quadrados (1.046 campos de ténis) para acomodar o crescimento", adianta a Web Summit, liderada por Paddy Cosgrave.
Com a capacidade disponível limitada foram construídas estruturas adicionais, estendo-se até aos Oceanos, "sobre estradas e outros espaços locais, e somando aproximadamente 21.094 metros quadrados de espaço para os participantes" dentro do evento.
"A escala do evento deste ano é extraordinária. O espaço do evento está no máximo capacidade e estamos a receber mais participantes, 'startups', oradores e investidores do que nunca. Estamos muito satisfeitos por estar de volta à capacidade total e desejosos em continuar a crescer nos próximos anos", afirmou o cofundador e presidente executivo (CEO) da Web Summit, Paddy Cosgrave, citado em comunicado.
O espaço da exposição foi vendido seis semanas antes do evento, registando um aumento até ao máximo da capacidade de 8.478 metros quadrados para parceiros e 'startups', um crescimento de 57% face a 2019.
As indústrias mais representadas nas 'startups' são serviços de 'software' (SaaS), 'fintech', comércio eletrónico, inteligência artificial (IA) e publicidade.
Dos 1.050 oradores, 34% são mulheres - a mesma percentagem que em 2021 -, refere a organização, salientando que mais de 2.000 jornalistas estarão presentes na conferência
Este ano, a Web Summit tem oradores em quatro novos palcos: Book Summit, Verified, Crypto e Security Summit.
A primeira-dama ucraniana, Olena Zelenska, foi a oradora de abertura do evento - a cerimónia de 'opening night' -, que destacou o papel da tecnologia na invasão russa da Ucrânia, enfatizando o poder da tecnologia em manter as pessoas seguras.
Em termos de investidores, contabilizam-se 1.081 de 60 países.
A participação feminina totaliza 30.000, ou seja, 42%, e embora o equilíbrio de género tenha caído face ao ano passado, continua a estar próximo da paridade.
Além disso, existem perto de 400 empresas fundadas por mulheres" entre as 'startups' presentes.
Lusa
Banco virtual N26 está de boa saúde mas adia entrada em bolsa
O fundador do N26, Maximilian Tayenthal, veio à Web Summit para falar à audiência um pouco sobre o futuro da banca digital. Apesar da conjuntura económica e política desfavorável ter atrasado a entrada em bolsa da empresa, a fintech está de boa saúde e recomenda-se.
O empresário começou por dizer que a "inflação" estava a afetar o negócio, mas que no final das contas o impacto foi positivo e até estão a pensar em trabalhar em taxas para começar a ganhar verba, e investir em criptoativos.
Além disso, o fundador também frisou que têm tido várias propostas de aquisição, o que espelha a grande atratividade do banco para os investidores.
Relativamente a um possível IPO da empresa, o empresário afirmou que "ainda não é a altura certa", ao primar pela sustentabilidade da empresa e independência de financiamento.
Setor fintech com espaço para crescer no próximo ano
Apesar do ano turbulento, as fintech vieram para ficar, em parte, porque "a banca tradicional não se interessava pela tecnologia", disse Tegan Kline, co-fundadora da Edge & Node, uma plafaorma de software norte-americana.
A fundadora do Hello Alice, Carolyn Rods, o co-fundador e CEO do Spendesk, Rodolph Ardant, e a co-fundadora da Edge & Node, Tegan Kline, conversaram, num dos palcos secundários das Web Summit, sobre o futuro das fintech como uma alternativa ao setor bancário tradicional.
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Daniela Braga apresenta Accelerat.ai, co-financiada a 75% pelo Governo
A conferência de imprensa com Daniela Braga, CEO e fundadora da Defined.ai, terminou antes da hora do almoço no Media Village da Web Summit.
A empresária portuguesa anunciou o lançamento de um novo projeto de Inteligência Artificial (IA), o Accelerat.Ai, uma iniciativa co- financiada pelo governo português no âmbito do programa de recuperação e resiliência (PRR).
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António Costa na Web Summit ouviu participantes e falou de vistos gold
A manhã do primeiro dia da Web Summit foi também marcada pela presença do primeiro-ministro, embora hoje foi a vez de António Costa fazer as perguntas e interagir com os participantes da conferência.
O líder do Governo português percorreu todos os quatro pavilhões da Web Summit para sobre as várias maneiras de trabalhar e o que os trabalhadores tinham para dizer.
Conversou com os participantes sobre negócios que vão da banca à lavandaria, praticou o seu espanhol e inglês e até houve tempo para tirar selfies com as várias pessoas que se aproximavam.
No final, aos jornalistas, admitiu que o Governo está a avaliar o fim do programa de vistos "gold".
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Rania da Jordânia pede compaixão, verdade e decência humana
A rainha Rania da Jordânia é uma das oradoras principais nesta manhã. No palco principal deixou vários conselhos aos vários atores do setor tecnológico. Pediu-lhes para trabalharem com compaixão, verdade, decência humana e para valorizarem o tempo que passam com as pessoas que gostam.
"Temos de ir além do algoritmo", indicou a rainha. "Invistam o vosso tempo nas pessoas que amam. O feed do Twitter é interminável e há sempre mais um Tik Tok para ver. Mas é tempo perdido. Tragam esses minutos de volta. Aproveitem-nos."
Carlos Moedas: Ryanair interessada em participar na Unicorn Factory
Carlos Moedas, presidente da Câmara de Lisboa, está a dar uma conferência de imprensa sobre a Unicorn Factory e o lançamento do respetivo programa de scaleups que aconteceu hoje, já com uma primeira participação.
Segundo o autarca de Lisboa, desde o anúncio da intenção de apostar em inovação e criar uma Fábrica de Unicórnios na capital portuguesa, a cidade já atraiu "unicórnios internacionais que decidiram estar em Lisboa ou ter representações em Lisboa", revelando novamente ser esta uma aposta fulcral na inovação por parte do município.
Em respostas aos jornalistas internacionais presentes, Moedas admitiu que a Ryanair está "interessada em participar" na Unicorn Factory, intenção que lhe terá sido revelada pelo CEO do grupo Michael O'Leary, na celebração dos 20 anos da low cost em Portugal.
Está a ser estudado o formato deste envolvimento da companhia irlandesa, não tendo ainda, segundo Moedas, sido acertados os detalhes ou os moldes dessa participação. Sobre a ligação entre Lisboa e o estado da Califórnia, nos EUA - a capital portuguesa tem sido chamada de Califórnia da Europa–, a um jornalista de São Francisco que admitiu o interesse mútuo entre as duas regiões a nível tecnológico e empresarial, Moedas confirmou que quer melhorar e aumentar essa relação.
Sensei é a primeira scaleup a entrar no programa da Unicorn Factory Lisboa
A Unicorn Factory Lisboa abriu hoje as candidaturas para o Scaling Up Program e anunciou o nome da primeira scaleup a entrar no programa. A Sensei fará parte da primeira leva do programa destinado a apoiar scaleups a potenciar os seus negócios e a internacionalizarem-se.
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IPO está fora dos planos da OnlyFans
Está neste momento em palco, Amrapali Gan, a CEO da OnlyFans, uma rede social que funciona por modelo de subscrição, de forma a que os utilizadores possam monetizar o seu conteúdo.
A plataforma é vista como polémica, sobretudo por estar associada a conteúdo para adultos. "A OnlyFans é para os criadores, eles é que sabem o que querem partilhar com a sua comunidade. Se é conteúdo para adultos ou receitas para cozinhar, é com eles", indicou a CEO.
Amrapali Gan assegurou que a empresa é privada e não está a pensar em nenhum IPO (oferta pública inicial, na sigla em inglês, associado à entrada em bolsa). "Neste momento estamos focados nos nossos conteúdos. Só ganhamos dinheiro se eles também ganharem."
"A Alexa é muito mais do que uma simples assistente"
No arranque do primeiro dia oficial da Web Summit, sobe ao palco principal do evento Rohit Prasad
vice-presidente e cientista do departamento Alexa na Amazon.
O responsável assume que tem tido vários desafios na implementação de inteligência artificial na Alexa, o assistente pessoal da Amazon. "A Alexa é muito mais do que um simples assistente", indicou Rohit Prasat, mencionando, como exemplo, o uso que cada vez mais crianças e idosos fazem do dispositivo. "É preciso conseguir adaptar a todas as realidades."
Para o futuro, o respopnsável espera conseguir corresponder às expetativas dos clientes, "que querem que a Alexa faça companhia e ainda uma série de tarefas" e também que o dispositivo consiga aprender sozinho.