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Sonae Capital lança ginásio 100% online com aulas a três euros
Com os seus 37 clubes Solinca, Pump e One fechados devido à covid-19, a unidade de negócio de “fitness” da família Azevedo decidiu investir na abertura do ginásio-online.pt, com uma equipa de 200 profissionais e 250 aulas mensais. O acesso é gratuito até 5 de abril.
A pandemia da covid-19 encerrou todos os ginásios do país, fechando a porta a cerca de 539 mil clientes, segundo dados da associação do sector, o que está a levar alguns operadores a transferir o negócio, ainda que temporariamente, para o mundo virtual.
É o caso da SC Fitness, unidade de negócio da Sonae Capital, que abriu esta quarta-feira, 1 de abril, o ginasio-online.pt, apresentando a sua plataforma na internet como "o primeiro ginásio 100% virtual português".
"É um projeto aberto, promovido no âmbito da SC Fitness, cujas marcas [Solinca, Pump e One] são parceiras da iniciativa", revelou, ao Negócios, Daniel Pereira Martins, director de marketing do ginásio-online.pt, que não quis revelar o valor do investimento.
Com "mais de 200 profissionais a produzir conteúdos", o ginásio-online.pt "disponibiliza, todos os meses, 250 novas aulas das mais variadas modalidades de fitness e uma série de outros conteúdos, para que os portugueses se mantenham ativos e saudáveis, mesmo neste período de confinamento", enfatiza a empresa, em comunicado.
Na campanha de lançamento, o acesso ao ginasio-online.pt é gratuito até ao próximo dia 5 de abril, bastando fazer o registo no site. Após este período, as aulas poderão ser adquiridas avulso, a partir de três euros por aula, ou em "packs" de seis ou 15 aulas.
Questionado pelo Negócios sobre o preço destes "packs", o director de marketing do ginásio-online.pt disse apenas que estes "preveem uma poupança face à compra a avulso".
Entretanto, face à situação actual no país e no resto do mundo, durante todo o período da pandemia o ginasio-online.pt oferece acesso totalmente gratuito a todos os profissionais de saúde (médicos, enfermeiros e auxiliares).
Quanto a expectativas de adesão, Martins afiançou ao Negócios que o ginásio-online.pt fez "um ‘soft opening’ esta semana", contando "com mais de mil utilizadores únicos no primeiro dia, apenas com comunicação nas redes sociais".
"A nossa ambição é chegar a um número crescente de clientes e construir uma liderança neste segmento", apontou.
Segundo o ginásio-online.pt, na biblioteca de conteúdos disponível na plataforma é possível encontrar aulas, galeria de exercícios, planos de treino por objectivo que incluem com mais de mil exercícios, e artigos variados com dicas de treino e fitness, nutrição e receitas, estando também prometido para breve a possibilidade de realizar sessões individualizadas com "personal trainer", assim como consultas de nutrição.
"A prática de atividade física é fundamental para o bem-estar dos portugueses, que nem sempre conseguem deslocar-se para ginásios físicos ou locais de treino. Com o ginasio-online.pt têm agora a possibilidade de treinar em casa, quando e sempre que quiserem, seja participando nas aulas em directo, executando exercícios já preparados ou beneficiando do apoio de um ‘personal trainer’", afirma Daniel Pereira Martins.
O director de marketing do projecto realça que "a plataforma vai permitir a qualquer ‘personal trainer’ disponibilizar os seus serviços no ginasio-online.pt, funcionando também como um mercado para juntar profissionais e clientes".
Para este gestor, na situação atual de pandemia e isolamento social, "esta solução ganha especial importância, seja porque permite aos subscritores praticarem desporto, seja porque permite aos profissionais apresentarem-se ao mercado e disponibilizar os seus serviços de forma remota".
A SC Fitness, unidade de negócio "fitness" da Sonae Capital, empresa que é controlada pela "holding" da família Azevedo, tem os seus 37 ginásios (21 Solinca, 15 Pump e um One) fechados desde 14 de março devido à covid-19.
No ano passado, a SC Fitness facturou 41,3 milhões de euros, mais 14,2% do que no ano anterior.