Notícia
Oceanário de Lisboa gerou lucros de 1,49 milhões em 2014
A infra-estrutura vai ser concessionada pelo Estado a privados. O processo já arrancou e está a ser “muito competitivo”, já garantiu o Governo. O equipamento recebeu quase 987 mil pessoas no ano passado.
O Oceanário de Lisboa registou "o melhor resultado líquido de sempre" em 2014, mostra o Relatório e Contas da Parque Expo relativo a esse ano.
No documento enviado esta sexta-feira, 29 de Maio, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) mostra-se que o equipamento gerou lucros na ordem dos 1,49 milhões de euros.
Também o volume de negócios do Oceanário de Lisboa registou um crescimento de 5%, para os 10,8 milhões de euros.
O Governo prepara-se agora para fechar a concessão do equipamento – considerado o melhor aquário da Europa - a privados.
O Estado ficou com o activo por 54,2 milhões de euros, como contrapartida do empréstimo obrigacionista concedido à Parque Expo. Após essa transferência, classificou o equipamento como tendo "interesse público", abrindo a porta para a concessão.
O ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, avançou apenas que este processo está a ser "muito competitivo", mas sem querer avançar nomes. A família Soares dos Santos e a Mundo Aquático (empresa que gere o Zoomarine no Algarve) já demonstraram publicamente o seu interesse.
No Orçamento do Estado para 2015, o Executivo previa encaixar 40 milhões com a concessão do mesmo a privados.
No ano passado, o Oceanário de Lisboa registou quase 987 mil visitantes, um crescimento de 7%. Desde a sua abertura, já se atingiu a fasquia dos 18 milhões de visitantes.