Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Transferência para Universidade de Lisboa é "solução definitiva" para o Pavilhão de Portugal

Estado recebeu o Pavilhão de Portugal da Parque Expo e passa-o agora à Universidade de Lisboa. O espaço será destinado à divulgação científica e cultural. O processo do Oceanário ainda decorre.

Bruno Simão/Negócios
28 de Maio de 2015 às 17:53
  • 4
  • ...

O Governo vai transferir o Pavilhão de Portugal para a Universidade de Lisboa, de modo a transformá-lo num espaço dedicado à promoção cultural e científica, sobretudo nas áreas do ambiente, energia e lusofonia.

 

Esta é uma "solução definitiva" que põe fim a 17 anos sem uma utilização efectiva para o edifício concebido pelo arquitecto Álvaro Siza Vieira, garantiu o Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva.

 

"Nos últimos 17 anos, este pavilhão não teve um destino. Nem sequer era um destino condigno", afirmou esta quinta-feira, 28 de Maio, à margem da cerimónia de assinatura do protocolo de transferência do Pavilhão de Portugal.

 

A intenção é transformar o Parque das Nações num "cluster de divulgação científica" através da presença do Pavilhão de Portugal, do Pavilhão do Conhecimento e do Oceanário de Lisboa naquela zona.

 

Para o reitor da Universidade de Lisboa, António Cruz Serra, o edifício pode agora "ser utilizado com a dignidade que merece". Há a vontade de aí construir um anfiteatro e deslocar várias actividades dirigidas a estudantes internacionais.

 

A Parque Expo transferiu, no início desta semana, o Pavilhão de Portugal para o Estado, por 13 milhões de euros, no âmbito do plano de extinção da empresa.

 

O Estado ficou também com o Oceanário de Lisboa, por 54,2 milhões de euros, infra-estrutura que já veio classificar como de "interesse público".

 

O processo de concessão do Oceanário a privados está em curso. Questionado sobre os prazos para a conclusão do processo, Moreira da Silva garante apenas que há "muitos interessados". Um deles é a família Soares dos Santos.

Ver comentários
Saber mais Governo Universidade de Lisboa Jorge Moreira da Silva Ministro do Ambiente Pavilhão de Portugal Parque das Nações Lisboa António Cruz Serra Parque Expo Moreira da Silva Soares dos Santos economia negócios e finanças política diplomacia questões sociais media
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio