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O que prevê o Turismo 2020?

O objectivo é desenvolver o sector turístico para que, em 2020, Portugal esteja a registar 57 milhões de dormidas e receitas de 13,3 mil milhões de euros. O Negócios explica-lhe os eixos prioritários deste programa.

Miguel Baltazar/Negócios
25 de Fevereiro de 2015 às 21:24
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É o novo plano de acção que define objectivos e prioridades de investimento para o turismo nacional no que respeita a projectos apoiados por fundos comunitários. A expectativa é de que a sua aplicação permita ao sector receber mais de 780 milhões de euros em apoios europeus nos próximos cinco anos.

 

A meta é a de transformar Portugal no país com o maior crescimento turístico da Europa. Para já, o Turismo 2020 conta com 94 projectos nesse sentido, envolvendo 470 unidades. Mas há "abertura" para novas propostas. Um dos projectos em marcha prevê apoios de, pelo menos, 10 milhões de euros por ano na promoção externa do destino Portugal.

 

Para se alcançar estes desígnios, a coesão territorial será uma das chaves da estratégia. Para a elaboração do plano foram ouvidas todas as regiões turísticas e mais de 150 instituições, totalizando um número superior a duas mil pessoas.

 

A hospitalidade, a cultura e história portuguesas, os serviços turísticos bem como os recursos naturais e científicos serão os vectores a ter em atenção ao longo de toda a estratégia.

 

Assim, em 2020, Portugal espera atingir os 56,9 milhões de dormidas e receitas de 13,3 mil milhões de euros. No ano passado, e em termos de comparação, atingiram-se 46 milhões de dormidas e um encaixe de 10,4 mil milhões de euros.

 

 
Quais são os eixos prioritários?

Atrair: a qualificação e valorização do território nacional e dos recursos distintivos, retirando daí proveitos económicos, é uma das prioridades.

 

Competir: este vector prende-se com o reforço da competitividade e internacionalização das empresas do turismo, incutindo nelas um olhar mais profundo sobre as questões da inovação e da introdução da Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Incutir um espírito empreendedor aos empresários do turismo é outras das vontades.

 

Capacitar: na prática, pretende-se cultivar a formação e desenvolvimento da investigação na área turística. A modernização de infra-estruturas e equipamentos de formação e a internacionalização das escolas de hotelaria são outros dos pontos identificados.

 

Comunicar: a atenção vai continuar bastante focada na promoção e comercialização da oferta turística do país e das regiões, tanto a nível internacional como interno. A captação e consolidação de rotas, bem como a promoção nos mercados emissores, mostrar-se-ão fulcrais. O "marketing" digital permanece como uma forte aposta.

 

Cooperar: a cooperação internacional, através do reforço de relação com outros países no espaço europeu e fora dele, é o último dos eixos deste plano de acção.

 

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