Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Número de hóspedes na hotelaria nacional cresceu 12,5% em Agosto

A hotelaria nacional alojou 2,2 milhões de hóspedes que originaram 7,1 milhões de dormidas, valores que representam crescimentos de 12,5% e 11,3%, respectivamente, em relação ao mesmo mês do ano passado.

15 de Outubro de 2014 às 12:37
  • ...

No mês de Agosto, o crescimento do número de portugueses a viajar "cá dentro" contribuiu decisivamente para o aumento da actividade do sector hoteleiro. De acordo com os dados divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a hotelaria alojou 2,2 milhões de hóspedes que originaram 7,1 milhões de dormidas, valores que representam crescimentos de 12,5% e 11,3%, respectivamente, em relação ao mesmo mês do ano passado.

 

O maior acréscimo foi nas dormidas de residentes (2,6 milhões) que aumentaram 16,1% em Agosto, um valor ligeiramente superior ao registado no mês anterior (15,4%). Já as dormidas de não residentes atingiram 4,4 milhões, traduzindo-se num acréscimo de 8,6%, também superior ao de Julho (6,9%).

 

No período de Janeiro a Agosto, o crescimento do número de hóspedes e dormidas (11,7% e 10,8%) ultrapassou claramente os aumentos registados no período homólogo do ano anterior (3,2% e 4,3%).

 

De acordo com os dados do INE, em Agosto, os dez principais mercados emissores concentraram 84,2% das dormidas de não residentes, com destaque para o Reino Unido, Espanha e França.  

 

Contudo, os mercados com maior crescimento nesse mês foram o Brasil (20,2% de dormidas) e a Bélgica (15,6%). O mercado holandês foi o único que apresentou uma redução, ainda que ligeira (-0,7%).

 

Em relação às regiões portuguesas preferidas pelos visitantes, as dormidas aumentaram expressivamente em todas as regiões, destacando-se o Alentejo (16,6%), Lisboa (15,2%) e Centro (14,3%).

 

Considerando o mercado interno, a importância relativa do Algarve ascendeu a 45,5%, tendo sido esta a região com maior crescimento no número de dormidas (22,2%), tal como em Julho. Já as dormidas de não residentes aumentaram significativamente no Norte (16,7%), em Lisboa (14,2%) e no Alentejo (12,0%). 

Ver comentários
Saber mais Instituto Nacional de Estatística Reino Unido Espanha Brasil Bélgica Alentejo Lisboa Centro Algarve turismo hotelaria e alojamentos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio