Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Crescimento do turismo em Portugal abranda em Julho

Os residentes no mercado estrangeiro suportaram o crescimento homólogo do turismo nacional, que abrandou relativamente ao registado no mês anterior.

Miguel Baltazar/Negócios
13 de Setembro de 2013 às 13:06
  • 5
  • ...

O número de dormidas em estabelecimentos hoteleiros portugueses teve um crescimento homólogo de 3,8% para 5,3 milhões, no mês de Julho, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE). O ritmo de aumento homólogo abrandou face ao mês anterior, em que o crescimento fora de 8,6%, e a Maio quando progrediu 11,1%.

 

O crescimento só foi possível devido ao mercado externo já que compensou a diminuíção do número de dormidas de residentes em Portugal. Os hóspedes portugueses reduziram as suas estadias em 1,3% para 1,6 milhões de noites. Já os residentes do mercado externo aumentaram-nas em 6,0% para 3,7 milhões.

 

O número total de hóspedes do turismo português aumentou 3,3% para 1,6 milhões e a duração média da estadia foi de 3,3 noites, no mês de Julho, revela o INE. No período de Janeiro a Julho, o total de hospedes cresceu 3,5% face ao período homólogo para 8,0 milhões e o de dormidas aumentou 4,9% para 22,9 milhões.

 

No que diz respeito à origem dos hóspedes residentes no estrangeiro, o mercado do Reino Unido continua a ser o principal com um acréscimo de 68,3 mil dormidas e 22,9% de quota de mercado. Em seguida está o alemão com 11,1% e o francês com 7,7%.

 

Turismo Premium teve o maior crescimento

 

O crescimento do mercado turístico foi mais visível nos estabelecimentos destinados aos clientes das classes alta e média-alta.

 

O número de dormidas em hotéis aumentou 7,4%, com a dos hotéis de cinco estrelas a crescer 16,8%. Também em destaque estão as pousadas, cujas dormidas tiveram uma subida homóloga de 12,9%, face ao mesmo período do ano passado.

 

Os hotéis de três estrelas cresceram apenas 2,8% e os apartamentos turísticos recuaram 1,7%, bem como os hotéis-apartamentos (aparthotel) cujo número de dormidas contraiu 0,6%.

Ver comentários
Saber mais turismo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio