Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Grupo de luxo do Porto seduz árabes e japoneses para duplicar faturação

As receitas do universo WinTP, fundado e liderado por Sílvia Gomes Ferreira, assentam em 97,5% nos mercados internacionais, dos Estados Unidos à Austrália, passando por países europeus como Itália ou Suíça, e pretende agora entrar em mais meia dúzia.

  • ...

Licenciada em Informática de Gestão pela Universidade do Minho, onde, em 2009, iniciou o seu projeto de doutoramento, intitulado "Articulação entre Sistemas de Informação e Sistemas de Gestão da Qualidade", três anos depois Sílvia Gomes Ferreira iniciava uma pesquisa aprofundada sobre o que existia, tanto em Portugal quanto globalmente, para oferecer aos turistas uma plataforma digital ou agregador que destacasse os melhores locais e experiências de enoturismo em Portugal.

 

Durante essa análise, ficou evidente para Sílvia Ferreira que "não havia qualquer iniciativa consolidada que posicionasse o país como um destino de enoturismo de excelência, mesmo com projetos de altíssimo nível espalhados de norte a sul do país".

 

"Foi então que decidi criar e desenhar uma plataforma inovadora. O objetivo era duplo: por um lado, oferecer aos viajantes uma ferramenta que os ajudasse a descobrir e planear as melhores experiências enoturísticas e complementares às suas viagens; por outro lado, permitir que os principais ‘players’ do setor tivessem um canal eficiente para disponibilizar suas melhores ofertas no mercado nacional e internacional", recorda a empresária, em declarações ao Negócios.

 

Em julho de 2014 lançava a WinTP – Wine Tourism in Portugal, apresentando-se no mercado como o primeiro portal de reservas de enoturismo no país.

 

Entretanto, a crescente exigência dos clientes que acediam diariamente à plataforma impulsionou a evolução natural da empresa, culminando no lançamento de uma nova marca, em 2020 - a Luxury Tours Portugal, que "foi concebida para oferecer serviços ‘premium’ que vão além do enoturismo, incluindo roteiros de luxo que combinam cultura, gastronomia, arte e relaxamento".

 

Mas eis que a experiência acumulada com clientes que vivenciaram as viagens e experiências de lazer "gerou um crescente interesse por adaptações dessas vivências" para ambientes corporativos.

 

"Após desfrutarem dos roteiros exclusivos, muitos desses clientes passaram a solicitar que as mesmas experiências fossem reformuladas, de modo a atender às necessidades de suas equipas, combinando de forma equilibrada os elementos de trabalho e lazer", pelo que o grupo criou recentemente a ExperienceA, a nova marca dedicada "à criação de experiências corporativas e eventos ‘premium’ e exclusivos".

 

Hoje, Sílvia Ferreira, 47 anos, lidera um grupo que assenta 97,5% das suas receitas nos mercados internacionais.

 

Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália, França, Espanha, Brasil, Suíça, Portugal, Escandinávia (Dinamarca, Noruega e Suécia), Itália e Holanda são os principais mercados da Wine Tourism, que fechou o último exercício com uma faturação que ultrapassou 1,8 milhões de euros.

 

"E, muito em breve, esperamos entrar em mais seis - Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, México, Argentina, China e Japão", sinaliza a empresária, que prevê "quase duplicar a faturação para três milhões de euros em 2025".

 

"Fechar uma loja de luxo em Lisboa, dar um pulo para almoço no Douro… de helicóptero"

 

Contando com uma equipa "composta por nove colaboradores, além de dois consultores externos na área de marketing e outros dois na área administrativa/financeira", o grupo liderado por Sílvia Ferreira capitaliza a ascensão do mercado de luxo em Portugal.

 

"Fechar uma loja de luxo na Avenida da República, em Lisboa, ou marcar dia de negócios, no Porto, com pulo para almoço no Douro (de helicóptero), ou viajar em avião privado de Lisboa para o Alentejo", são algumas das pequenas excentricidades que cada vez mais turistas com poder de compra fazem no nosso país.

 

"Há cada vez mais visitantes a procurarem experiências únicas e personalizadas que permitam absorver todo o encanto e magia do nosso país", enfatiza Sílvia Ferreira.

 

Cruzeiros vínicos, reservas em restaurantes com estrelas Michelin, com presença dos chefs premiados e visitas privadas e intimistas a museus e monumentos estão entre as experiências mais requisitadas junto do grupo Wine Tourism, que pretende este ano lançar ainda a oferta de dois novos destinos, Espanha e França, "de forma a cimentar a sua estratégia de internacionalização".

 

De resto, garante a empresária, Portugal tem-se afirmado como um destino de luxo em vários setores, "existindo um crescimento muito consistente" na procura pelo turismo.

 

"Já não são apenas os turistas internacionais que procuram este tipo de experiências sofisticadas e personalizadas, que vão muito além do convencional. Também temos muitos portugueses a contactarem-nos para viverem estes roteiros autênticos dentro do seu próprio país", remata Sílvia Ferreira.

Ver comentários
Saber mais sílvia gomes ferreira wintp wine tourism luxo luxury tours portugal experiencea
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio