Notícia
Estrangeiros em Portugal crescem 10% até Setembro
Nos primeiros nove meses do ano foi ultrapassada a barreira das 30 milhões de dormidas de estrangeiros nos hotéis nacionais. Já os turistas nacionais são os que mais contribuem para um bom resultado em Setembro.
Portugal registou, nos primeiros nove meses do ano e pela primeira vez, mais de 30 milhões de dormidas de estrangeiros nos seus estabelecimentos hoteleiros. A subida é de 10,5% em termos homólogos, de acordo com os dados do INE.
No seu todo, o país registou 15 milhões de hóspedes e 43 milhões de dormidas entre Janeiro e Setembro, ambos crescimentos na ordem dos 9%. Sete em cada 10 dormidas foram de estrangeiros, em linha com a tendência consolidada nos últimos meses.
Enquanto a estada média se fixou nas 2,87 noites, a taxa de ocupação aumentou para os 51,6% nos primeiros nove meses de 2016. Neste período, o sector conseguiu aumentar os seus proveitos em 16,1% para os 2,3 mil milhões de euros. Cada quarto garantiu um retorno médio de 46 euros aos hoteleiros.
Lisboa e Algarve são as regiões que mais pesam no número de dormidas embora Açores e Norte registem os maiores crescimentos nos dados divulgados esta terça-feira, 15 de Novembro, pelo Instituto Nacional de Estatística. O cenário mantém-se quando só analisado o mês de Setembro.
No primeiro mês após o fim do Verão, a hotelaria portuguesa registou 2,1 milhões de hóspedes e 5,9 milhões de dormidas, ambas subidas na ordem dos 7%. A recuperação do mercado interno (+6,5%) permitiu este resultado embora os estrangeiros (+4,9%) continuem a pesar sete em cada 10 dormidas. Em termos de nacionalidades, o destaque vai para a francesa, que protagoniza uma subida superior a 20%.
Em Setembro, a taxa de ocupação subiu para os 61,4% e o sector hoteleiro conseguiu registar proveitos a rondar os 347 milhões de euros, num aumento de 16,5% face ao mesmo mês de 2015. O retorno por quarto foi de 59,3 euros.