Notícia
Cotrim de Figueiredo: Responsabilidade do turismo é continuar a ser "resiliente"
A inovação é o caminho definido pelo presidente do Turismo de Portugal como chave para o futuro do sector em Portugal. O que tornou Portugal competitivo "não será suficiente" nos próximos anos, afirmou em Évora.
"A nossa responsabilidade é continuarmos a ser resilientes". A mensagem foi transmitida por João Cotrim de Figueiredo durante a abertura do 27º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, a decorrer em Évora.
Para o presidente do Turismo de Portugal, o desempenho alcançado pelo sector do turismo "não é fruto do acaso, da nossa sorte ou do azar dos outros" mas sim do esforço dos agentes económicos. "Sem eles não teria sido possível o turismo afirmar-se", reforçou.
Cotrim de Figueiredo reconheceu contudo que aquilo que tornou o destino Portugal competitivo nos últimos anos "não será suficiente" para fazer face aos desafios do futuro. "Precisamos de continuar a evoluir, isto é, a inovar", defendeu.
Mesmo reconhecendo que nem sempre a mudança é um processo fácil, o presidente do Turismo de Portugal deu o facto de Portugal se ter tornado anfitrião do Web Summit como exemplo desta dinâmica. O mesmo decorrerá em Novembro de 2016, prevendo-se que se repita nos dois anos seguintes.