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Alentejo será região em destaque na BTL 2015

A Feira Internacional de Turismo abre portas a 25 de Fevereiro. Durante cinco dias, a organização prevê atingir os 70 mil visitantes. Não há destinos internacionais em destaque, mas não faltam estreantes.

10 de Fevereiro de 2015 às 13:39
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O The New York Times escolheu o Alentejo como um dos destinos a visitar em 2015. A BTL 2015 – Feira Internacional de Turismo não lhe quer ficar atrás: a região será o "destino convidado" do certame.

 

Nesta 27ª edição – a decorrer entre 25 de Fevereiro e 1 de Março – a perspectiva é de ultrapassar os 70 mil visitantes. Em média, cerca de 14 mil pessoas por dia a passar pelos três pavilhões da FIL, no Parque das Nações. O investimento em promoção atinge um milhão de euros.

 

Apesar de, pela primeira vez, não ter um destino internacional em destaque, há reforço neste segmento. Na mostra estarão 36 novas paragens estrangeiras, 12 das quais pela primeira vez. Croácia, Tailândia, Peru, Irão ou Roménia estão entre os estreantes.

 

As portas só abrem ao público a 27 de Fevereiro. Nos primeiros dois dias, é tempo para os profissionais do sector se reunirem e traçarem oportunidades de negócio. São esperados 2.500 profissionais estrangeiros.

Para além dos mil expositores, a BTL quer prolongar a sua duração com uma aplicação móvel. Durante a feira, a mesma permitirá às empresas disponibilizar os seus produtos e promoções através deste canal. Durante um ano, a aplicação vai notificar os utilizadores para novos descontos.

 

Outro dos destaques será o espaço dedicado ao turismo religioso, alinhado com o programa de uma conferência sobre o tema a decorrer em Fátima, a 20 de Fevereiro. Para a mesma virão grupos da Malásia e das Filipinas.

 

Adolfo Mesquita Nunes: "Não estamos no momento de mudar a estratégia"

Na visão de Adolfo Mesquita Nunes, a BTL é o momento certo para fazer um balanço sobre os pilares que orientaram a sua actuação enquanto secretário de Estado do Turismo: "liberalização, promoção e financiamento".

 

"Comprometi-me a despolitizar a estratégia de promoção [turística]", reforçou durante um encontro com jornalistas esta terça-feira, 10 de Fevereiro. Para Mesquita Nunes, a opção acabou por contribuir para os resultados alcançados em 2014, com o sector a crescer acima dos 10%.

Apesar de "não esta[r]mos no momento de mudar a estratégia", é tempo de analisar novas questões para que o turismo se possa consolidar. Para a mostra está prevista a apresentação do plano estratégico do sector para os próximos cinco anos, pelo Turismo de Portugal.

 

O novo sistema de classificação hoteleira [alternativo à atribuição de estrelas] e a melhor utilização de fundos comunitários para a promoção turística (com a maior integração dos privados neste processo) estão também na agenda do Executivo. 

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