Notícia
Uber chega hoje ao Algarve
A aplicação que permite solicitar um serviço de transporte vai estar a operar este Verão no Algarve. Entre Faro, Vilamoura e Albufeira e com uma nova modalidade.
A Uber chega esta terça-feira, 7 de Junho, ao Algarve. A plataforma que permite solicitar um serviço de transporte vai estar na região "até ao final do Verão", informou em comunicado.
Deste modo, será possível o transporte em carro privado, através da aplicação, entre Faro, Vilamoura e Albufeira.
A Uber introduz uma nova modalidade em Portugal com esta estreia algarvia. Com a UberXL, o carro terá capacidade para seis passageiros. A tarifa base é de 1,5 euros, a que acresce 15 cêntimos por minuto e 1,2 euros por quilómetro feito.
Estará ainda disponível a UberX, a modalidade mais económica. Aqui a tarifa base é de um euro, juntando-se 10 cêntimos por minuto e oitenta cêntimos por quilómetro.
A plataforma já está presente em Lisboa e no Porto, levando a diversas acções de contestação por parte do sector dos táxis. Os taxistas acusam a aplicação de não cumprir a legislação existente em Portugal para o transporte de passageiros em automóveis.
Por sua vez, a Uber defende que é uma aplicação que trabalha com parceiros – empresas de transporte privado – devidamente licenciados.
O enquadramento legal da Uber tem dividido opiniões além-fronteiras. Recentemente, a Comissão Europeia defendeu que os Estados-membros só devem banir serviços como os praticados por plataformas de economia colectiva, como a Uber, em último recurso.
Em Portugal, a Autoridade da Concorrência considera que o actual quadro regulamentar "não está a ser capaz de lidar com as alterações no mercado". Já o regulador – a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes – diz que a Uber é "ilegal" mas alerta para a necessidade de enquadrar novas formas de mobilidade na legislação.
O Governo está à procura de um meio-termo para esta questão da Uber, pretendendo que os requisitos de acesso à profissão de taxista sejam também cumpridos pelas plataformas de transporte privado e com um pacote de revitalização para o sector dos táxis, avaliado em 17 milhões de euros.
A Uber está avaliada, a nível internacional, em 62,5 mil milhões de dólares.