Notícia
Uber vende negócio russo a rival
A aplicação de transporte privado vendeu parte do negócio russo e de outros países vizinhos à rival Yandex. Termina assim a disputa entre as duas.
A Uber de transporte privado vendeu parte do seu negócio na Rússia à rival Yandex.
Na nova empresa, a Uber ficará com uma posição de 36,6%. A Yandex assegura 59,3% e o restante vai para trabalhadores. Ainda sem designação, o grupo terá um valor de 3,7 mil milhões de dólares (3,25 mil milhões de euros).
As duas empresas estavam em guerra desde que a Uber se estreou em Moscovo em 2014. Com o negócio, as aplicações vão continuar a funcionar em separado mas os condutores respondem todos à mesma empresa.
Além da Rússia, a operação no Cazaquistão, Azerbaijão, Arménia, Bielorrússia e Geórgia também é abrangida pelo pacto, num total de 35 milhões de viagens por mês. O negócio deverá estar concluído no terceiro trimestre de 2017. Tigran Khudaverdyan, CEO da Yandex, mantém a liderança.
A tecnológica Yandex é uma espécie de resposta russa ao Google, reunindo metade das pesquisas online naquele país. O seu serviço de transporte foi lançado três anos antes da Uber entrar na Rússia.
É a segunda retirada da Uber de um mercado depois de, no ano passado, ter combinado a sua operação na China com a rival Didi Chuxing. Nesse negócio, assegurou uma posição de 17,5%.