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RGPD: Interpretação foi a maior dificuldade das empresas

Um ano depois da entrada em vigor do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), as empresas contactadas pelo Negócios reconhecem que a sua implementação teve impacto financeiro, mas a maioria escusa detalhar o investimento realizado. Algumas admitem que as novas regras as fizeram perder um vasto leque de contactos das suas bases de dados - no caso da Renault 30% e da Randstad 40% - mas outras - como a Frulact ou os metros de Lisboa e Porto - asseguram não ter sentido esse efeito. Entre as principais dificuldades na adoção das novas regras apontam a falta de orientação e as dúvidas na interpretação do próprio regulamento. Nem todas têm já o processo concluído, mas estão certas de que os cidadãos estão hoje mais conscientes e protegidos.

Renault perdeu um terço dos contactos

Renault perdeu um terço dos contactos
A adoção do RGPD levou a Renault portuguesa a perder quase um terço dos contactos que constavam da sua base de dados. "Perdemos cerca de 30% dos contactos", indicou ao Negócios fonte oficial da empresa. Sobre o custo de implementação do regulamento, a empresa ressalva que, tratando-se de uma multinacional, "a maior parte dos sistemas de gestão e de informação são centralizados" pelo que diz não conhecer "a amplitude dos custos associados". Mas adianta que os custos para a filial portuguesa "orçaram em algumas dezenas de milhares de euros", sobretudo no "processo de formação transversal". A empresa refere que teve de alterar sistemas de informação, procedimentos e, em alguns casos, contratos. "Quer, por exemplo, com a nossa rede de concessionários quer com entidades prestadoras de serviços", explica. As maiores dificuldades enfrentadas no processo de adaptação ao RGPD foram, segundo a empresa, a "completa 'sincronização' de todos os sistemas de informação, bem como a 'burocracia' contratual e procedimental, que também foi morosa e trabalhosa". O processo ainda não está concluído, faltando algumas migrações de sistemas de informação e a validação por uma entidade externa. 

30%
Contactos
A implementação do RGPD levou a Renault Portugal a perder cerca de 30% dos contactos da sua base de dados e gastou "dezenas de milhares de euros".

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