Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ministro do Ambiente: Metro de Lisboa não tem falta de maquinistas mas de composições  

O ministro do Ambiente adiantou esta quarta-feira no Parlamento que as empresas de transporte público de Lisboa e Porto recuperaram 23 milhões de passageiros em 2017. Matos Fernandes adiantou que em Maio o Metro de Lisboa terá o número de composições de que precisa.

Bruno Simão/Negócios
14 de Fevereiro de 2018 às 11:26
  • 1
  • ...

O ministro do Ambiente sublinhou esta quarta-feira no Parlamento que o Metro de Lisboa "não tem um problema de maquinistas, mas de composições".

 

Matos Fernandes frisou que foram admitidos 20 maquinistas, estando já 10 na empresa e outros 10 em formação. 

 

Já relativamente às composições, admitiu que faltam ainda 29 unidades triplas (UT), mas que em Maio será atingido o número de que o metro necessita.

 

"Reconhecemos que temos tido dificuldade na operação", disse o ministro na comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas, garantindo no entanto que tempos de espera "de meia hora não existem".

 

O responsável admitiu também que relativamente às escadas rolantes há três pontos fracos – Cais Sodré, Rato e Baixa Chiado –, mas que "estão hoje muito melhor do que no passado recente".

 

Matos Fernandes recordou ainda aos deputados que as empresas de transporte público perderam 100 milhões de passageiros em quatro anos, adiantando que em 2017 foram recuperados 23 milhões de passageiros. Um número que representa o aumento da procura nos metros de Lisboa e Porto, Carris, STCP e Transtejo/Soflusa.

 

Relativamente à Transtejo/Soflusa, o ministro disse que estão a ser recuperados navios e pontões, sendo a sua expectativa de em Abril abrir concurso para a renovação de uma parte da frota.

Quanto ao aumento do preço dos transportes este ano, Matos Fernandes adiantou que nas áreas metropolitanas essa subida foi de 1,6% e no conjunto do país de 2%.

Ver comentários
Saber mais ministro do Ambiente Matos Fernandes Carris Metro
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio