Notícia
Ministra do Mar: Acordo com PSA para expandir terminal XXI aguarda paz social em Sines
Ana Paula Vitorino diz que já há acordo entre o Estado e a PSA Singapura para mais uma fase de expansão do terminal XXI mas disse que não será assinado havendo problemas laborais em Sines.
A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, disse esta quarta-feira no Parlamento que o Estado e a PSA Singapura já chegaram a acordo para a nova fase de expansão do terminal XXI, em Sines, uma ampliação que tem previsto um investimento de cerca de 300 milhões de euros por parte do concessionário.
Na Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas, Ana Paula Vitorino disse que para que se assine o acordo "só é preciso que a PSA e o sindicato dos estivadores cheguem a acordo". "Não vai ser assinado um contrato de expansão do terminal XXI havendo problemas laborais", garantiu.
Já sobre o futuro terminal Vasco da Gama, também em Sines, que tem previsto um investimento a ser realizado por privados da ordem dos 600 milhões de euros, a ministra do Mar disse que "está em circuito legislativo as bases da nova concessão e os documentos do procedimento".
Relativamente ao projeto para o novo terminal de contentores no Barreiro, Ana Paula Vitorino disse que a Administração do Porto de Lisboa pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para haver um prolongamento do prazo para a avaliação ambiental em seis meses "porque houve referências da APA a impactos na qualidade da água e têm de ser feitos estudos adicionais".
Segundo a ministra, "se se concluir pela sua existência terão de ser revistos aspetos do projeto para se voltar a submeter a impacto ambiental".