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Medway recebe primeiros 20 vagões financiados pelo PRR espanhol
Os novos vagões porta-contentores são os primeiros de um total de 113 a chegar à operadora ferroviária de mercadorias portuguesa e vão operar na Península Ibérica.
A Medway, operadora ferroviária de mercadorias, anunciou esta terça-feira que acaba de receber os primeiros 20 novos vagões porta-contentores, de um total de 113, que irão operar na Península Ibérica.
Em comunicado, a empresa, que opera também em Espanha, adianta que recebeu, através da sua sucursal espanhola, uma subvenção do Ministério espanhol do Transporte e Mobilidade Sustentável, no âmbito do Plano de Recuperação, Transformação e Resiliência (PRR), para desenvolver projetos na área do transporte ferroviário de mercadorias.
"Este financiamento permite, por exemplo, a modernização dos equipamentos ferroviários de transporte de mercadorias e renovar e adequar os vagões para o transporte de mercadorias, com o objetivo de contribuir para o aumento da quota ferroviária, no âmbito da estratégia "Mercancías 30", uma estratégia do governo espanhol que visa promover o transporte ferroviário de mercadorias como espinha dorsal das cadeias logísticas multimodais, de forma a alcançar, também, as metas de descarbonização e sustentabilidade dos transportes, refere.
Como explica, tratam-se de vagões que permitem aumentar a capacidade de serviço do transporte de mercadorias, melhorar a operacionalidade, obter melhores ligações transfronteiriças, favorecer o desenvolvimento de transportes sustentáveis e menos poluentes e aumentar a conetividade, fiabilidade e segurança do transporte de mercadorias.
Segundo refere na mesma nota, "paralelamente, e também subsidiado por fundos europeus Next Generation através do Ministério dos Transportes espanhol, está em curso o fabrico de oito locomotivas Stadler Euro6000, que serão entregues à Medway antes de dezembro de 2025, e que estarão aptas para circular em bitola europeia".