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Mais clientes insatisfeitos com transportes públicos
Os transportes da área metropolitana de Lisboa são avaliados de forma cada vez mais negativa, revela o Índice Nacional de Satisfação do Cliente citado esta quarta-feira pela TSF. Já o gás de garrafa é o serviço que mais satisfaz os portugueses.
Os transportes públicos das regiões de Lisboa e do Porto e a electricidade são os serviços que recebem piores notas dos portugueses no Índice Nacional de Satisfação do Cliente.
O estudo, citado esta quarta-feira pela TSF, é feito anualmente pelo Instituto Português da Qualidade do Ministério da Economia e pela Universidade Nova de Lisboa, tendo este ano envolvido entrevistas a 16 mil portugueses.
Se o gás em garrafa é o serviço que mais satisfaz os portugueses, há serviços que são vistos de forma cada vez mais negativa, destacando-se os transportes públicos de Lisboa e Porto. Numa escala de 1 a 10, os transportes ainda recebem uma nota média positiva, 6,5 em Lisboa e 6,8 no Porto, mas há cada vez mais clientes descontentes.
À TSF, o director da Faculdade de Gestão da Informação da Universidade Nova, Pedro Simões Coelho, dá o exemplo dos sectores do topo deste ranking, como o gás em garrafa que tem perto de 50% de clientes satisfeitos e 10% insatisfeitos. Já nos transportes de Lisboa acontece precisamente o contrário, com uma relação de 24% satisfeitos contra 35% insatisfeitos.
Neste caso, a avaliação dos clientes é especialmente baixa na relação qualidade/preço e na má gestão das reclamações.
Também na electricidade, refere o estudo, a percentagem de clientes insatisfeitos ultrapassa os muito satisfeitos.